Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Juliano, vítima de trauma torácico, apresenta fratura de 4 arcos costais e é levado ao pronto-socorro. Ao exame está estável,corado, eupneico com frequência respiratória de 26 irpm, frequência cardíaca de 90bpm. À ausculta pulmonar tem murmúrio vesicular normal bilateralmente. O radiografia de tórax evidencia um mínimo pneumotórax em ápice de pulmão direito. Os pais de Juliano, preocupados, decidem levá-lo para São Paulo de avião. Qual a medida mais apropriada para o caso?

A
Intubação orotraqueal.
B
Realizar drenagem torácica.
C
Entrar em contato com o hospital que vai recebê-lo.
D
Contratar médico para acompanhá-lo na aeronave.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. Caso a operação realizada nesse paciente tenha sido potencialmente contaminada, é recomendável que a antibioticoprofilaxia seja prolongada por mais 24 horas.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A gravidez promove uma hipovolemia fisiológica e, portanto, pequenas perdas sanguíneas repercutem mais precocemente na perfusão fetal.
A causa mais comum de exoftalmia unilateral de O a 18 anos é:
Compartilhar