Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Reumatologia

Ortopedia

Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?

A
Rotavírus e Artrite reumatoide.
B
Salmonella e Anemia falciforme
C
Giardíase e Fibrose cística.
D
Enterobiose e AIDS.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenorenal é o tempo cirúrgico mais simples, pois esse ligamento não está em contato com vasos ou outros órgãos, além do baço e rim.
Com relação à estenose traqueal, assinale a alternativa correta:
São consideradas lesões benignas gastroduodenais:
Homem, 38 anos, queixa-se de poliartralgia generalizada em grandes e pequenas articulações há 6 meses. Exame físico: sem sinais inflamatórios locais nem deformidades ou evidências de acometimento articular. A PRINCIPAL HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Compartilhar