Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Reumatologia

Ortopedia

Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?

A
Rotavírus e Artrite reumatoide.
B
Salmonella e Anemia falciforme
C
Giardíase e Fibrose cística.
D
Enterobiose e AIDS.
O delírio pós-operatório ocorre numa proporção de 11 a 25 %, com maiores índices registrados em idosos. Entre os diagnósticos abaixo, o que NÃO é fator causal do delírio:
Sobre o Câncer de Nasofaringe, qual o sintoma mais comum de apresentação inicial:
Um paciente com quadro de obstrução arterial aguda é visto numa localidade onde não existem condições para cirurgia arterial, devendo ser removido para outra cidade. Qual seria a medicação de escolha a ser utilizada para tentar impedir o agravamento do quadro isquêmico?
Mãe comparece ao Ambulatório Araújo Lima da UFAM com lactente de dois meses apresentando há um mês estridor inspiratório que piora com decúbito dorsal. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar