Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Lactante, 8 meses, com evolução de dois meses com quadro de anemia, recebeu transfusão de concentrado de hemácias há 15 dias. Apresenta edema em mão e pés, distensão abdominal, febre e ao raio-x de tórax: condensação em terço inferior de pulmão direito. Hemograma com leucocitose, anemia, plaquetose e reticulócitos aumentado. Mãe com história de anemia, foi submetida a colocistectomia para tratamento de litíase biliar. Qual o diagnóstico mais provável e qual exame indicado para o diagnóstico de certeza?

A
Esferocitose, curva de fragilidade osmótica;
B
Anemia Falciforme, eletroforese de hemoglobina;
C
Anemia de Fanconi. Mielograma;
D
Leucemia linfoide aguda. Mielograma;
E
Linfoma de Hodgkin, biópsia de medula;
Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor normal, qual a idade esperada de uma criança que senta com o mínimo apoio, rola da posição supina para a posição prona, tenta buscar um objetivo que está fora do seu alcance, mas não desenvolveu ainda o movimento de pinça?
Lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC:110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia neste caso é:
Assinale a alternativa correta com relação à infecção do trato urinário (ITU) feminino.
Com relação à esclerodermia, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar