Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Lactente, 2 anos há 4 dias tem apresentado oligúria, palidez cutâneo­ mucosa, petéquias e equimoses. Há 1 semana teve quadro diarréico e fezes com muco e sangue. Exames laboratoriais: Ureia 65 Creatinina 1,5 Sumário de urina: hematúria ++ e proteinúria +. Para complementar o diagnóstico mais provável a esse caso, você deveria solicitar:

A
Creatinina urinária/plasmática e Fração de Excreção de Sódio.
B
Sódio Urinário e Osmolaridade urinária/plasmática.
C
Hemograma, plaquetas, reticulócitos e esfregaço sanguíneo.
D
Ultrassonografia de rins e vias urinárias.
E
Proteínas Totais e Frações, CH50 e C3.
A Hiperplastia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se por:
Paciente masculino internado em pós-operatório (PO) de cirurgia abdominal. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta:
Homem, 28 anos de idade, é levado à emergência com grave trauma craniano, após queda de cinco metros de altura. Foi intubado pelo serviço de atendimento pré-hospitalar, devido ao rebaixamento do nível de consciência. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso e com sinais evidentes de fratura de crânio, sendo que a pupila direita está dilatada. Qual das seguintes medidas deve ser realizada imediatamente no sentido de reduzir a pressão intracraniana?
Paciente masculino é levado ao pronto-socorro por familiares, por quadro confusional com 48 horas de evolução. Os familiares relatam que o paciente apresenta dificuldade de marcha desde o início do quadro. Previamente assintomático, etilista de 1 litro de destilado/dia há 15 anos. Há 2 dias sem ingestão alcoólica. Ao exame, apresenta-se confuso, emagrecido, afebril, anictérico, ausência de rigidez de nuca, com nistagmo pronunciado, marcha atáxica, sem outras alterações neurológicas. A conduta terapêutica MAIS CORRETA é:
Compartilhar