Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Lactente, 2 anos há 4 dias tem apresentado oligúria, palidez cutâneo­ mucosa, petéquias e equimoses. Há 1 semana teve quadro diarréico e fezes com muco e sangue. Exames laboratoriais: Ureia 65 Creatinina 1,5 Sumário de urina: hematúria ++ e proteinúria +. Para complementar o diagnóstico mais provável a esse caso, você deveria solicitar:

A
Creatinina urinária/plasmática e Fração de Excreção de Sódio.
B
Sódio Urinário e Osmolaridade urinária/plasmática.
C
Hemograma, plaquetas, reticulócitos e esfregaço sanguíneo.
D
Ultrassonografia de rins e vias urinárias.
E
Proteínas Totais e Frações, CH50 e C3.
Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?
Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?
Qual a conduta que deve ser realizada quando lactente de 11 meses, vacinado na maternidade com o BCG, não apresenta cicatriz vacinal?
Paciente de 52 anos, sexo feminino, portadora de transtorno bipolar tipo 1, é encaminhada ao serviço de endocrinologia para avaliação de hipotireoidismo primário. Qual dos medicamentos abaixo pode estar relacionado ao quadro dessa paciente?
Compartilhar