Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Lactente, com 10 meses de vida, com história de febre e falta de ar há 2 dias. Internado com hipótese diagnóstica de broncopneumonia com broncoespasmo e desnutrição grave. Em relação à terapia nutricional:

A
Necessita de recuperação nutricional imediata, com prescrição de dieta hiperproteica e hipercalórica.
B
Deve ser efetuado controle de glicemia periódico mesmo com soro de manutenção instalado.
C
Deve-se tratar a anemia ferropriva nos primeiros dias de internação.
D
Não há limitação do volume hídrico total prescrito, principalmente se utilização de via parenteral.
E
Há indicação de fórmula hidrolisada e isenta de lactose.
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?
Menino de 4 anos de idade tem diagnóstico de anemia falciforme e é levado ao pronto-socorro com quadro agudo de febre e queda importante nos níveis de hemoglobina, caracterizado como episódio aplásico. O agente viral mais frequentemente envolvido nesses episódios, potencialmente fatais, é o:
Crianças que apresentam ataques severos de enxaqueca, ou estado enxaquecoso ( cefaleia persistente por mais de três dias), e que não respondem ao tratamento agudo convencional da enxaqueca, podem beneficiar-se da utilização de:
Quadro de dor intensa, excruciante, com localização sobre um olho, congestão ocular, obstrução nasal, ocorrendo diariamente, durante semanas, principalmente à noite poucas horas de iniciar o sono e perdurando por até 2 h, é altamente sugestiva de:
Compartilhar