Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Lactente, com 11 meses de idade, negro, masculino, foi trazido ao pronto-socorro com febre e tosse há 3 dias, sendo diagnosticada broncopneumonia. O hemograma mostrou: Hb: 5,4/dl, Ht:14%, com hipocromia e microcitose, leucócitos de 19,000/mm³, com desvio à esquerda, plaquetas de 1,000,000/mm³, antecedentes pessoais: nasceu de termo com 2,320 gramas, recebeu leite materno até 3 meses, nunca apresentou outras intercorrências. A principal hipótese diagnóstica, além da broncopneumonia, é:

A
talassemia
B
anemia falciforme
C
anemia hemolítica autoimune
D
anemia ferropriva
E
leucemia
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à antibioticoprofilaxia, havendo a utilização de uma tela de polipropileno, é correto afirmar que:
Criança de sete anos de idade, com traumatismo de crânio após queda é admitida na emergência do Hospital Ferreira Machado com respirações irregulares e 4 pontos pela avaliação através da escala de coma de Glasgow. Qual deve ser a medida prioritária na abordagem deste paciente?
Um conjunto de alterações físicas indica o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte destas alterações:
Paciente masculino, 40 anos, apresenta quadro de abscesso perianal. Depois da drenagem e resolução do processo, o proctologista diagnostica uma fístula perianal como causa inicial do problema. Qual a causa mais comum desta entidade nosológica?
Compartilhar