Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Lactente, com 11 meses de idade, negro, masculino, foi trazido ao pronto-socorro com febre e tosse há 3 dias, sendo diagnosticada broncopneumonia. O hemograma mostrou: Hb: 5,4/dl, Ht:14%, com hipocromia e microcitose, leucócitos de 19,000/mm³, com desvio à esquerda, plaquetas de 1,000,000/mm³, antecedentes pessoais: nasceu de termo com 2,320 gramas, recebeu leite materno até 3 meses, nunca apresentou outras intercorrências. A principal hipótese diagnóstica, além da broncopneumonia, é:

A
talassemia
B
anemia falciforme
C
anemia hemolítica autoimune
D
anemia ferropriva
E
leucemia
Com relação às crises convulsivas febris: I- É o distúrbio convulsivo mais comum na infância e tem um excelente prognóstico. II- São raras antes de 9 meses e depois de 5 anos de idade. III- Geralmente associam a temperaturas que aumentam rapidamente, normalmente até 39°C ou mais. IV- Antecendentes familiares não são comuns, normalmente apresentam-se como casos isolados na família, afastando a relação com predisposição genética. V- Indica-se o uso de Valproato de sódio como profilaxia prolongada para impedir crises convulsivas recorrentes. Marque a sequência correta:
Quanto à indicação de medicamentos na reanimação em sala de parto, pode-se afirmar que?
Em relação às Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:
Paciente do sexo feminino, 58 anos, apresenta quadro de perda visual em campos temporais bilateralmente (hemianopsia bitemporal). O local anatômico da lesão é
Compartilhar