Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente com 8 meses de vida vem pela primeira vez ao ambulatório para consulta de puericultura. Verifica-se que a estatura se encontra no percentil 05 da curva de crescimento. Ao exame inicialmente deve-se adotar o seguinte procedimento:

A
dosar hormônio de crescimento.
B
pedir radiografia de sela túrcica.
C
solicitar estaturas anteriores.
D
verificar cromatina sexual.
E
avaliar idade óssea.
Um paciente apresenta um quadro de queda do estado geral e desconforto abdominal em andar superior. Refere febre diária e o exame físico permite a palpação de um hepatomegalia com defesa voluntária. A ultrassonografia abdominal revela uma lesão intra-hepática de lobo D com 5 cm de diâmetro com nível hidroaéreo. O hemograma mostra 23 mil leucócitos com granulações grosseiras de neutrófilos. A principal origem desta complicação piogênica é:
Cerca de 75% das crianças apresentam um episódio de otite média aguda no primeiro ano de vida. O uso racional de antimicrobianos tem reduzido a prescrição de antibiótico em casos selecionados. O tratamento atual da otite média aguda em crianças preconiza o seguinte:
Homem, 72 anos, tabagista de longa data e hipertenso sem seguimento clínico adequado, apresenta-se ao Pronto Atendimento com dor abdominal vaga com irradiação para dorso iniciada há 12h e com piora progressiva, pulso: 86 bpm, pressão arterial: 110/70 mmHg. Ao exame físico, normocorado, presença de massa pulsátil de aproximadamente 5,5 cm com dor à palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. Sobre o caso descrito, é CORRETO afirmar:
Qual procedimento é o mais usado como "screening" de demências no idoso?
Compartilhar