Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Cardiopediatria

Lactente, com seis meses de idade, levado ao pronto-socorro pela mãe, com história de choro, palidez e hipoatividade. Ao exame, apresentava frequência cardíaca 240 bpm, pulsos filiformes e enchimento capilar > 3 segundos. Solicitado ECG com ausência de onda P e complexo QRS < 0,08 SEG. Qual hipótese diagnóstica e tratamento?

A
Taquicardia ventricular e o procedimento indicado é a cardioversão sincronizada.
B
Taquicardia sinusal e a conduta imediata é a manobra vagal.
C
Taquicardia ventricular e o procedimento indicado é a administração de adenosina.
D
Taquicardia supraventricular e o procedimento indicado é a desfibrilação.
E
Taquicardia supraventricular e o procedimento indicado é a cardioversão sincronizada.
Um recém-nascido a termo, raça negra, Apgar de 9 e 10, apresenta, ao exame físico inicial, máculas hiperpigmentadas e pústulas em face e tronco. Não há relato de intercorrências durante a gestação, o parto foi vaginal e a bolsa rompeu 1h antes do parto. O RN encontra-se ativo e apresenta boa sucção. A hipótese mais provável é:
Com relação à retinopatia diabética, pode-se afirmar que:
Lactente de 8 meses é levada ao Pronto Socorro devido quadro de irritabilidade e febre alta há 3 dias. A mãe informa que, há cerca de uma semana, o lactente parece resfriado e houve piora significativa nos últimos dias. O exame físico revela abaulamento de membrana timpânica a esquerda e tumefação dolorosa retroauricular homolateral. A conduta neste caso é:
Um carteiro de 60 anos foi atendido com dor em torno do quadril esquerdo, que dificultava a deambulação e o fazia faltar ao trabalho há vários dias. No exame osteoarticular, o médico observou piora importante da dor à abdução da coxa. Tal manifestação indica, como mais provável, a hipótese de:
Compartilhar