Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Lactente com três anos de idade, do sexo masculino, branco, natural e procedente de Taguatinga-DF, apresenta história de febre baixa há trinta dias, na frequência de duas vezes ao dia. Há dois dias associou-se edema periorbitário superior direito e sem sinais flogísticos. Familiares negam sintomas gripais prévios. Procurou atendimento médico sendo diagnosticada sinusite e iniciada antibioticoterapia oral. Um dia após o início da medicação, notou-se piora do edema, com progressão para anasarca. A criança foi internada, tendo-se verificado que a PA estava no nível de 90 X 40 mmHg. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa incorreta.

A
Diuréticos devem ser usados com cautela para evitar hipotensão e insuficiência renal aguda.
B
A hipoalbuminemia (<2,5 g/dl) e a proteinúria (>50mg/Kg/24h) são achados esperados na doença descrita.
C
Hiperlipidemia e a lipidúria frequentemente estão presentes, embora não sejam constituintes essenciais da definição da doença.
D
O tratamento recomendado é o emprego de prednisona ou prednisolona (2 mg/Kg/dia, em dose única matinal).
E
Está indicada a biópsia renal para melhor esclarecer os achados clínicos.
Paciente de 9 anos em tratamento com metilfenidato para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade vem apresentando boa melhora nas atividades acadêmicas, porém a mãe preocupa-se com as consequências de se fazer uso de uma medicação controlada em idade tão precoce. Ao citar-lhe os riscos, você CORRETAMENTE lhe dirá que o uso do medicamento, mesmo na posologia poderá causar:
Paciente encontrado após tentativa de suicídio por enforcamento com o corpo em suspensão completa, em ponto fixo por meio de um laço que constringe o pescoço. Paciente apresentava congestão crânio-facial, sufusões hemorrágicas nas conjuntivas, máscara equimótica e protrusão da língua. Qual é a fratura típica do enforcado?
Pré-escolar, 2 anos, é levado pela mãe à UPA com queixa de secreção nasal há 1 mês. Dados relevantes na história familiar de asma, tanto pai quanto irmão mais velho. Observou-se secreção nasal sanguinolenta em narina esquerda, com odor fétido, com obstrução completa do canal. A narina se apresentava sem edema, hiperemia ou secreção. A conduta a seguir deverá ser:
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?
Compartilhar