Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente dá entrada em PS com quadro de diarreia aguda. Após a introdução de Terapia de Reidratação Oral (TRO), observa-se aumento da frequência e volume das fezes. Sua conduta é:

A
Continuar com a TRO.
B
Concentrar a TRO.
C
Iniciar a hidratação venosa.
D
Iniciar antidiarreico.
E
Iniciar antibiótico oral.
Jovem, 18 anos, sofreu queda de 12 metros de altura e deu entrada no pronto-socorro com sinais evidentes de choque hemorrágico. Diante da suspeita de lesão abdominal, o exame mais sensível para auxiliar no diagnóstico é:
Doenças hematológicas podem requerer remoção cirúrgica do baço. Nesse caso, deve-se ter o cuidado de:
Paciente com 25 anos de idade, vítima de acidente automobilístico há 20 minutos, deu entrada no pronto-socorro com PA = 80 x 60 mmHg, FC = 120 bpm e taquipneia. No atendimento inicial, identificaram-se sinais de pneumotórax à esquerda. O tórax foi drenado e conectado a um sistema de selo d’água, apresentando borbulhamento contínuo. Após infusão de 2.000 ml de cristaloide, o quadro hemodinâmico mantém-se inalterado, e o paciente continua com sinais de pneumotórax à esquerda. A revisão da drenagem torácica mostra que estava adequada e a radiografia simples revela colabamento completo do pulmão esquerdo com pneumotórax maciço. O provável diagnóstico é:
Paciente com história de mancha hipercrômica ovalada que surge após o uso de analgésicos, desaparece gradualmente após a suspensão da medicação e recidiva no mesmo local após nova exposição à droga. Trata-se provavelmente de
Compartilhar