Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente dá entrada em PS com quadro de diarreia aguda. Após a introdução de Terapia de Reidratação Oral (TRO), observa-se aumento da frequência e volume das fezes. Sua conduta é:

A
Continuar com a TRO.
B
Concentrar a TRO.
C
Iniciar a hidratação venosa.
D
Iniciar antidiarreico.
E
Iniciar antibiótico oral.
O Teste do Pezinho para Triagem Neonatal preconizado pelo Ministério da Saúde verifica a existência das seguintes doenças:
Paciente com 55 anos que se queixa de dor no ombro direito (dominante) iniciada há 2 meses de modo insidioso, que piora com movimentos de elevação do ombro e rotação interna, com diagnóstico clínico de síndrome do impacto e que melhorou com o teste da xilocaína deve ser tratado com:
Uma criança pré-escolar de quatro anos saiu correndo de forma inadvertida para atravessar uma rua sozinha. Sua mãe gritou alto e parou-a rapidamente pelo braço. A criança começou a chorar e desde então, permanece com o braço imóvel ao lado do corpo, com o cotovelo dobrado. O diagnóstico mais provável é:
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Mini exame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Compartilhar