Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Lactente de 10 meses apresenta crise convulsiva generalizada em vigência de febre (T. axilar de 39°C), com duração inferior a 15 minutos. Não apresenta sinais de irritação meníngea, exame neurológico sem alterações, sem evidência de foco infeccioso. Apresentara quadro semelhante aos 6 e 9 meses, sendo atendido em hospital nos dois episódios. Não usa medicação profilática. Após estabilizar o paciente, seria fundamental a realização de qual exame complementar para confirmação diagnóstica?

A
eletroencefalograma.
B
tomografia computadorizada de crânio.
C
exame do líquido cefalorraquidiano.
D
fundoscopia.
E
não seria necessário nenhum exame complementar para o caso.
Paciente de 28 anos, portador de úlcera duodenal estenosante, com vômitos pós-alimentares não biliosos tardios, apresenta-se desidratado e com alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. Estas alterações caracterizam-se por:
A infecção microbiana da superfície endotelial do coração resulta em síndrome da endocardite infecciosa. Com muita frequência, nos usuários de drogas injetáveis, a valva tricúspide é acometida. Nesta situação, qual o agente infeccioso mais comumente isolado?
A associação de anidrose + ptose palpebral + miose + enoftalmia caracterizam a Sindrome (X) e está relacionada com (Y). Quais palavras completam corretamente?
Nas osteomielite piogênica que acomete mais frequentemente uma criança, entende-se por Sequestro:
Compartilhar