Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Lactente de 10 meses apresenta crise convulsiva generalizada em vigência de febre (T. axilar de 39°C), com duração inferior a 15 minutos. Não apresenta sinais de irritação meníngea, exame neurológico sem alterações, sem evidência de foco infeccioso. Apresentara quadro semelhante aos 6 e 9 meses, sendo atendido em hospital nos dois episódios. Não usa medicação profilática. Após estabilizar o paciente, seria fundamental a realização de qual exame complementar para confirmação diagnóstica?

A
eletroencefalograma.
B
tomografia computadorizada de crânio.
C
exame do líquido cefalorraquidiano.
D
fundoscopia.
E
não seria necessário nenhum exame complementar para o caso.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação às lesões traumáticas do globo ocular.
Qual dos fatores de risco abaixo NÃO está relacionado a úlcera venosa em membros inferiores?
Um menino de 09 meses é levado pela mãe à consulta mensal. Ele está no percentil 90 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e mostra que o bebê bate palminhas. No exame físico percebe-se que uma hérnia umbilical detectada em consultas anteriores persiste. Em relação a este caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA.
Paciente, 8 anos de idade, apresenta abscesso na perna esquerda, febre elevada, prostação e dispneia moderada. O hemograma apresenta leucocitose com desvio à esquerda. O Rx de tórax, com condensação em base pulmonar à direita. A conduta adequada ao caso, segundo normas do Ministério da Saúde, é:
Compartilhar