Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Lactente de 10 meses apresenta crise convulsiva generalizada em vigência de febre (T. axilar de 39°C), com duração inferior a 15 minutos. Não apresenta sinais de irritação meníngea, exame neurológico sem alterações, sem evidência de foco infeccioso. Apresentara quadro semelhante aos 6 e 9 meses, sendo atendido em hospital nos dois episódios. Não usa medicação profilática. Após estabilizar o paciente, seria fundamental a realização de qual exame complementar para confirmação diagnóstica?

A
eletroencefalograma.
B
tomografia computadorizada de crânio.
C
exame do líquido cefalorraquidiano.
D
fundoscopia.
E
não seria necessário nenhum exame complementar para o caso.
A parasitose intestinal caracterizada por dor abdominal, febre, diarreia aquosa não sanguinolenta, com duração de semanas a meses e acometimento mais frequente nos imunodeprimidos é:
Homem de 22 anos de idade procura a Unidade Básica de Saúde de seu bairro com náuseas, vômitos e “caroço doloroso na virilha”. Informa que há três anos essa massa aparece quando faz esforço e desaparece ao deitar-se, mas desta vez vem se mantendo há dois dias. Ao exame físico: paciente em bom estado geral e aumento de volume na região inguinal e do escroto direito, com dor à palpação. A conduta a ser adotada pelo médico da Unidade é:
Paciente que apresenta ruptura de aneurisma de aorta abdominal tem a seguinte triade clínica clássica:
Na síndrome de Mallory-Weiss ocorre hemorragia causada por qual tipo de lesão esofagiana?
Compartilhar