Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Lactente de 10 meses de idade, sexo feminino, iniciou quadro de edema simétrico das mãos e pés. Ao exame estava irritado e apresentava palidez cutaneomucosa. Responsável informa que este quadro é o primeiro. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Talassemia.
B
Esferocitose hereditária.
C
Leucemia.
D
Anemia falciforme.
E
Osteomielite.
Homem, 30 anos, vítima de acidente automobilístico com traumatismo torácico, chega à emergência em insuficiência respiratória. A conduta é:
Em relação à epidemiologia da bronquiolite, é correto afirmar que, exceto:
Paciente do sexo masculino, 31 anos, dá entrada às 20hs de uma quinta-feira na emergência do HRMS vítima de ferimento por arma branca (faca), tendo a agressão ocorrido na tarde de quarta-feira. Após a avaliação inicial, foi constada a penetração para cavidade abdominal e indicado laparotomia exploradora. No ato cirúrgico, foram encontradas moderada quantidade de sangue livre na cavidade, lesão hepática grau II não sangrante e múltiplas lesões transfixantes de intestino delgado. Com relação ao caso, assinale a opção CORRETA:
Escolar de 8 anos foi encaminhado ao pediatra por solicitação da professora por ser agitado, desatento, não está alfabetizado e troca letras e sílabas. Os pais referem que a criança em casa é tranquila e gosta de trabalhos manuais. Brinca com outros amigos. História prévia de otites médias de repetição. O provável diagnóstico é:
Compartilhar