Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Lactente de 10 meses de idade, sexo feminino, iniciou quadro de edema simétrico das mãos e pés. Ao exame estava irritado e apresentava palidez cutaneomucosa. Responsável informa que este quadro é o primeiro. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Talassemia.
B
Esferocitose hereditária.
C
Leucemia.
D
Anemia falciforme.
E
Osteomielite.
Criança de 01 ano de idade chega ao Posto de Saúde para receber a vacina tríplice viral (S&C). Conforme calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde (Brasil), espera-se que tenha recebido anteriormente as seguintes vacinas:
Sobre a obesidade mórbida podemos afirmar que as alternativas corretas são: 1. É indicada a cirurgia em paciente com índice de massa corpórea ou IMC = ou "maior que" a 40 Kg/m². 2. Pacientes submetidos à derivação gástrica em “Y de Roux” não necessitam complementação vitamínica. 3. A derivação biliopancreática é a cirurgia bariátrica que promove maior perda de excesso de peso. 4. Infarto agudo do miocárdio e fístula anastomótica são as principais causas de morte após cirurgia bariátrica . 5. Taquicardia no pós-operatório de cirurgia bariátrica pode ser o único indicativo de fístula anastomótica.
Em relação as cardiopatias congênitas, selecione a frase incorreta:
Homem, 43 anos, obeso, relata mal-estar, taquicardia, sudorese, confusão mental e cefaleia sempre que fica em jejum por algum tempo, com melhora dos sintomas assim que se alimentava. Até um último episódio em que não conseguiu tempo suficiente para tal e acordou na emergência do hospital onde você está de plantão. Estes sintomas são sugestivos de:
Compartilhar