Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Lactente de 18 meses de idade em tratamento de otite média aguda bilateral há 5 dias, retorna à consulta médica por apresentar persistência da febre. Ao exame: apática, com erupções maculopapular no tronco, escleras hiperemiadas e lábios secos com fissuras. As palmas das mãos e as polpas dos dedos estão endurecidas e eritematosas. Hemograma: Hb = 9,5 g/dl, Ht = 31 ml eritrócitos/dl, VCM = 76 fl, HCM = 30 pg, leucócitos = 15.000 (7B/65S/0E/1B/23L/0M), plaquetas = 645.000/mm³ e Velocidade de Hemossedimentação = 65 mm. O diagnóstico mais provável é:

A
reação medicamentosa.
B
doença de Kawasaki.
C
exantema súbito.
D
escarlatina.
E
sarampo.
A ocorrência de quadro de choque hemorrágico durante o ciclo grávido puerperal é uma realidade. Conhecidas as mais importantes alterações fisiopatológicas presentes nos choques em geral, é de extrema utilidade conhecer os principais responsáveis (mediadores humorais) e as respectivas ações danosas suscitadas por sua liberação excessiva. Dado esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.
O Índice de Bishop avalia fatores determinantes para a progressão ou não do trabalho de parto, não estando incluído entre eles:
Quais dos sintomas abaixo estão relacionados com doença de Crohn na forma fibroestenosante?
Em relação ao fibrinogênio, que é produzido no fígado, assinale a proposição ERRADA:
Compartilhar