Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Lactente de 2 anos de idade é atendido com queixa de distensão abdominal e edema de membros inferiores. Mãe refere emagrecimento, anorexia e irritabilidade a partir de 1 ano de idade. As fezes são semi-pastosas, de cor acizentada, brilhantes e em grande quantidade, sem muco ou sangue. Não apresenta vômitos.Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade; a partir de então recebe frutas, leite de vaca e sopa com legumes, cereais e carnes. Ao exame a criança está desnutrida, com tecido celular subcutâneo escasso, glúteos diminuídos, irritada, hipocorada, anictérica, com edema em membros inferiores e distensão abdominal, sem visceromegalias. O restante do exame físico é normal. Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?

A
Fibrose cística.
B
Doença celíaca.
C
Intolerância a lactose.
D
Alergia a proteína do leite de vaca.
E
Parasitose intestinal.
Uma criança de três anos de idade evolui com quadro de dispneia aos esforços. O exame físico revela ritmo cardíaco regular, taquicárdico (FC: 120 bat/min), desdobramento fixo da segunda bulha e sopro mesossistólico ejetivo (+/++/4+) em foco pulmonar. O ECG evidencia sobrecarga de câmaras direitas e o RX de tórax mostra presença de cardiomegalia (++/4+) e sinais de hiperfluxo pulmonar. Nesse caso, qual é o provável diagnóstico?
Em relação ao hirsutismo idiopático, assinale a assertiva correta.
Recém-nascido pré-termo com 1.850 g, apresentou escore de apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto. O parto foi por via vaginal. A mãe realizara exames no último trimestre de gestação que revelaram VDRL 1:2. FTA- Abs não reagentes, toxoplasmose IgG e IgM não reagentes anti-HIV negativo e HBsAg positivo. Além das precauções-padrão quanto aos cuidados do recém-nascido. Que outras medidas devem ser implementadas?
Homem com 62 anos, em consulta com urologista traz os seguintes resultados de exames: PSA = 35 ng/ml (valor de referência: < 4 ng/ml) e radiografia da pelve evidenciando a presença de lesões osteolíticas. Biópsia transretal da próstata revelou diagnóstico de adenocarcinoma e cintilografia óssea demonstrou múltiplas lesões hipercaptantes em ossos da pelve e coluna vertebral. O tratamento proposto ao paciente deve ser:
Compartilhar