Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Lactente de 2 meses é trazido ao pronto-socorro com história repentina de choro e irritabilidade seguida de palidez cutânea e cianose generalizada. Na chegada, a criança apresenta-se hipoativa, taquipneica, cianótica, com pulsos periféricos finos, murmúrio vesicular presente bilateralmente, fígado a 4 cm de rebordo costal direito. Mãe refere que a criança apresenta sopro desde nascimento. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Insuficiência respiratória aguda por pneumonia pneumocócica
B
Crise hipoxêmica por comunicação interatrial
C
Insuficiência respiratória aguda por laringire viral
D
Crise hipoxêmica por Tetralogia de Fallot
E
Insuficiência respiratória aguda por edema agudo de pulmão
Dona Elsa faz seu tratamento de hipertensão há muitos anos na unidade de saúde da família onde você trabalha. Hoje, você irá consultar o seu filho Marcelo que acaba de chegar à cidade. Marcelo tem 40 anos e descobriu há 3 meses ser hipertenso. Ao exame, está com níveis pressóricos elevados, apesar do uso correto da medicação, e sobrepeso. Ele refere que sempre fica nervoso quando vai ao médico. Você o orienta a, EXCETO:
Faz parte da monitorização obrigatória em pacientes submetidos a regimes de Nutrição Parenteral Total (NPT), EXCETO:
Em relação às nefropatias associadas às doenças sistêmicas, é CORRETO afirmar que:
Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?
Compartilhar