Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Lactente de 2 meses é trazido ao pronto-socorro com história repentina de choro e irritabilidade seguida de palidez cutânea e cianose generalizada. Na chegada, a criança apresenta-se hipoativa, taquipneica, cianótica, com pulsos periféricos finos, murmúrio vesicular presente bilateralmente, fígado a 4 cm de rebordo costal direito. Mãe refere que a criança apresenta sopro desde nascimento. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Insuficiência respiratória aguda por pneumonia pneumocócica
B
Crise hipoxêmica por comunicação interatrial
C
Insuficiência respiratória aguda por laringire viral
D
Crise hipoxêmica por Tetralogia de Fallot
E
Insuficiência respiratória aguda por edema agudo de pulmão
Um paciente de 33 anos com dor abdominal intermitente, diarreia, p-ANCA negativo e ASCA positivo, tem como principal diagnóstico:
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
São contraindicações à realização de lavagem otológica pra remoção de cerume, exceto:
O tipo mais comum de neoplasia da tireóide tem excelente prognóstico, especialmente em mulher jovem, que tenha tumor bem diferenciado e menor que 2 cm. Biópsia por agulha fina permite evidenciar psamomas, e lobectomia com istmectomia está indicada em tumor menor que 1 cm. Trata-se de:
Compartilhar