Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Lactente de 2 meses é trazido ao pronto-socorro com história repentina de choro e irritabilidade seguida de palidez cutânea e cianose generalizada. Na chegada, a criança apresenta-se hipoativa, taquipneica, cianótica, com pulsos periféricos finos, murmúrio vesicular presente bilateralmente, fígado a 4 cm de rebordo costal direito. Mãe refere que a criança apresenta sopro desde nascimento. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Insuficiência respiratória aguda por pneumonia pneumocócica
B
Crise hipoxêmica por comunicação interatrial
C
Insuficiência respiratória aguda por laringire viral
D
Crise hipoxêmica por Tetralogia de Fallot
E
Insuficiência respiratória aguda por edema agudo de pulmão
Caracteriza a presença de artrite:
Considere os achados abaixo: I. Presença de bronquiectasias; II. Presença de carcinoma brônquico; III. Presença de Streptococcus pneumoniae. Quais deles devem ser considerados na avaliação de um paciente que apresenta pneumonias de repetição ou pneumonias que não respondem a tratamento adequado?
Menino de 1 mês de idade foi trazido pela mãe para revisão de puericultura. Ela informou que o pré-natal fora realizado de forma adequada e que o parto vaginal não apresentara intercorrências. O escore de Apgar foi 9 no primeiro minuto e 10 no quinto. O aleitamento materno foi iniciado já na sala de parto e vinha sendo a única forma de alimentação do lactente. Relatou que o bebê evacuava pouco e que o número de micções durante o dia era reduzido. Na véspera , havia urinado muito pouco. Ao exame, constatou-se que o ganho ponderal fora inferior a 20 g/dia, mas o restante do exame físico estava normal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Menino de 15 meses de idade foi trazido à consulta por quadro de resfriado comum. Os pais expressaram preocupação em relação ao desenvolvimento do filho por ainda não apresentar marcha independente. O menino vinha realizando consultas de puericultura de rotina e, ao exame físico, não foram constatadas quaisquer alterações. Os demais marcos do desenvolvimento eram adequados para a faixa etária. Diante deste quadro, que conduta deve ser adotada?
Compartilhar