Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Neonatologia

Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:

A
ELISA positivo e carga viral de 10 000 cópias, provavelmente é infectado pelo HIV.
B
ELISA positivo e carga viral < 50 cópias deve repetir exames em 2 meses e, se mantiver resultados, considerar provavelmente não infectada.
C
ELISA positivo e carga viral de 10 000 cópias deve repetir carga viral em 2 meses e, se mantiver resultados, repetir nova carga viral imediato para considerar provavelmente infectada pelo HIV.
D
ELISA positivo e Western Blot positivo deverá colher imediatamente a carga viral e, se for < 50 cópias, considerar que provavelmente não é infectado pelo HIV.
O retalho cutâneo axial caracteriza-se por:
Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?
Com relação às crises convulsivas febris, assinale a alternativa incorreta:
A principal etiologia da insuficiência mitral é:
Compartilhar