Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Neonatologia

Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:

A
ELISA positivo e carga viral de 10 000 cópias, provavelmente é infectado pelo HIV.
B
ELISA positivo e carga viral < 50 cópias deve repetir exames em 2 meses e, se mantiver resultados, considerar provavelmente não infectada.
C
ELISA positivo e carga viral de 10 000 cópias deve repetir carga viral em 2 meses e, se mantiver resultados, repetir nova carga viral imediato para considerar provavelmente infectada pelo HIV.
D
ELISA positivo e Western Blot positivo deverá colher imediatamente a carga viral e, se for < 50 cópias, considerar que provavelmente não é infectado pelo HIV.
Homem, 70 anos, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 10 kg neste período (peso habitual 75 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia mostrou se tratar de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.
Menino, 2 anos, recebe o diagnóstico de fimose. Assinale a alternativa correta:
Os transtornos de ansiedade têm elevada prevalência na população geral e podem levar a significativo comprometimento sócio-ocupacional nos indivíduos acometidos. Dentre esses transtornos, o do pânico:
O "teste do coraçãozinho" é um exame simples, indolor, rápido e que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de uma cardiopatia congênita crítica. O teste consiste na realização de oximetria de pulso
Compartilhar