Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:
A
ELISA positivo e carga viral de 10 000 cópias, provavelmente é infectado pelo HIV.
B
ELISA positivo e carga viral < 50 cópias deve repetir exames em 2 meses e, se mantiver resultados, considerar provavelmente não infectada.
C
ELISA positivo e carga viral de 10 000 cópias deve repetir carga viral em 2 meses e, se mantiver resultados, repetir nova carga viral imediato para considerar provavelmente infectada pelo HIV.
D
ELISA positivo e Western Blot positivo deverá colher imediatamente a carga viral e, se for < 50 cópias, considerar que provavelmente não é infectado pelo HIV.
Outras questões
Criança de 2 anos de vida, com diarreia mucossanguinolenta, começa a apresentar irritabilidade e redução da diurese. Ao exame, apresenta pressão arterial de 130/96 mmHg. Hemograma com hematócrito de 29%, com hemoglobina de 8 g/dl e fragmentos eritrocitários. Ureia sérica de 123 mg/dl, creatinina de 1,1 mg/dl. No 6º dia de evolução, começa com edema periférico e convulsão. O agente infeccioso mais provável neste caso é:
Considere as afirmações em relação ao diagnóstico da meningite bacteriana.
I - Os sinais de Kernig e Brudzinski frequentemente estão ausentes em lactentes, abaixo dos 12 meses, com meningite bacteriana.
II - O edema de papila está presente em aproximadamente metade dos casos de meningite bacteriana em crianças escolares.
III - Em lactentes, proteinorraquia de 35 mg/dl e pressão de abertura de 70 mm H2O sugerem etiologia bacteriana.
Qual a alternativa correta?
Sobre atestado médico, pode-se afirmar que:
Em relação ao uso de substâncias psicoativas, qual a alternativa correta?