Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 3 meses e meio de idade é levado ao Pronto Atendimento com queixa de vômitos e irritabilidade. A mãe refere que ele apresenta regurgitação pós-mamadas há 2 meses, com piora no último mês. De acordo com o relato materno, “após quase todas as mamadas a criança chora e se joga para trás, regurgita e quer mamar novamente”. Às vezes dorme bem à noite, até por 5 horas seguidas, mas na última semana tem acordado com maior frequência, a cada 2 horas, chorando. Nega febre ou recusa alimentar. Evacuações e urina normais. Ao exame físico: peso e estatura no score Z-1 (pela carteira de vacinação ao nascimento, com 1 e 2 meses de idade, o peso e a estatura estavam no escore Z-0). Bom estado geral, calmo, corado, hidratado, afebril. Fontanelas normais, orofaringe e otoscopia normais. Exame dos campos pleuropulmonares e do precórdio sem anormalidades. Abdome globoso, com ruídos hidroaéreos normais, flácido, indolor, sem massas ou visceromegalias. Considerando os dados apresentados, qual é a melhor hipótese diagnóstica para o caso?

A
Doença do refluxo gastroesofágico.
B
Refluxo gastroesofágico fisiológico.
C
Cólicas do recém-nascido.
D
Invaginação intestinal.
E
Gastroenterite viral.
Paciente de 65 anos, apresenta biópsia de mama positiva para carcinoma ductal, moderadamente diferenciado, obtido por core biópsia. Ao exame clínico, tumoração de 3 cm, em quadrante superior externo de mama direita, com retração de pele. A palpação da axila revela linfonodo endurecido e semifixo. A pesquisa de metástases à distância foi negativa. Como conduta inicial de tratamento, sugere-se:
Com relação aos sinais abaixo relacionados, assinale a ERRADA:
Mulher com 31 semanas de gestação (G3P2) desenvolveu quadro agudo de cefaleia, náuseas e vômitos. Por ocasião da consulta, queixou-se de mal-estar e informou que a urina apresentava-se escura. Ao exame, a pressão arterial era de 140X80 mmHg, as mucosas estavam ictéricas e havia contrações uterinas. Os batimentos cardiofetais eram de 144 bpm. Qual o diagnóstico mais provável?
Mulher com 18 semanas de gestação veio à consulta pré-natal trazendo resultado de dosagem de glicemia de jejum de 128 mg/dl. Qual a conduta mais adequada?
Compartilhar