Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Neuropediatria

Lactente de 3 meses, sexo masculino, cor branca, nascido a termo, peso de nascimento=2600g.Em tratamento para toxoplasmose congênita, em aleitamento materno exclusivo, desenvolvimento neuro-psico-motor: sustenta a cabeça e apresenta sorriso social, em consulta ambulatorial de puericultura, devido a dados de anamnese e palidez cutâneo-mucosa ++/+4, o médico solicitou hemograma com os resultados obtidos citados abaixo: Hemoglobina=9,0, hematócrito=27, VCM=110 FL; núcleos dos neutrófilos plurisegmentados; Normocromia; com anisocitose. Assinale a melhor alternativa para a etiologia da anemia de acordo com o enunciado da questão:

A
Anemia fusiológica do lactante.
B
Anemia por deficiência de ácido fólico.
C
Anemia por erro inato do metabolismo.
D
Anemia por falta de profilaxia com ferro elementar.
E
Anemia secundária a doença inflamatória crônica da infância.
Mãe refere que seu filho apresenta obstrução nasal, prurido nasal e espirros recorrentes há 3 meses. Traz os seguintes exames: hemograma normal, IgE sérico total normal, teste cutâneo negativo para os principais inalantes, citológico nasal com células epiteliais e protoparasitológico negativo. O principal diagnóstico será de rinite:
Em recém-nascidos e lactentes com leucocoria, os seguintes diagnósticos diferenciais que NÃO devem ser considerados:
Criança de 2 anos de idade, proveniente de abrigo, cujos dados de pré-natal e parto são desconhecidos, apresenta retardo de desenvolvimento neuropsicomotor. A acompanhante acha que a criança não enxerga. Ao exame, nota-se que ela não consegue fixar e seguir objetos, inclusive os sonoros, e apresenta alterações ósseas e dentárias (dentes de Hutchinson). Qual o achado mais provável no fundo de olho?
No atendimento a pacientes com epistaxe severa, qual a prioridade?
Compartilhar