Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Neuropediatria

Lactente de 3 meses, sexo masculino, cor branca, nascido a termo, peso de nascimento=2600g.Em tratamento para toxoplasmose congênita, em aleitamento materno exclusivo, desenvolvimento neuro-psico-motor: sustenta a cabeça e apresenta sorriso social, em consulta ambulatorial de puericultura, devido a dados de anamnese e palidez cutâneo-mucosa ++/+4, o médico solicitou hemograma com os resultados obtidos citados abaixo: Hemoglobina=9,0, hematócrito=27, VCM=110 FL; núcleos dos neutrófilos plurisegmentados; Normocromia; com anisocitose. Assinale a melhor alternativa para a etiologia da anemia de acordo com o enunciado da questão:

A
Anemia fusiológica do lactante.
B
Anemia por deficiência de ácido fólico.
C
Anemia por erro inato do metabolismo.
D
Anemia por falta de profilaxia com ferro elementar.
E
Anemia secundária a doença inflamatória crônica da infância.
Em que situação a drenagem tubular fechada em selo d'água não está indicada?
Dentre as nefropatias abaixo discriminadas, marcar aquela considerada de origem hereditária e que se apresenta com glomerulonefrite, surdez neurossensorial e lesões oculares.
Pulso paradoxal pode ser encontrado em todas as situações abaixo, EXCETO em:
Paciente portadora de lombalgia crônica, há 20 anos, consultou por ter sentido, após esforço, forte dor no membro inferior esquerdo seguida de parestesia no dorso do hálux. O exame radiográfico revelou discopatia degenerativa em múltiplos níveis lombares. Devido à piora da dor, cogitou-se hérnia de disco lombar. Que exame de imagem complementar confirmaria a hipótese diagnóstica?
Compartilhar