Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Neuropediatria

Lactente de 3 meses, sexo masculino, cor branca, nascido a termo, peso de nascimento=2600g.Em tratamento para toxoplasmose congênita, em aleitamento materno exclusivo, desenvolvimento neuro-psico-motor: sustenta a cabeça e apresenta sorriso social, em consulta ambulatorial de puericultura, devido a dados de anamnese e palidez cutâneo-mucosa ++/+4, o médico solicitou hemograma com os resultados obtidos citados abaixo: Hemoglobina=9,0, hematócrito=27, VCM=110 FL; núcleos dos neutrófilos plurisegmentados; Normocromia; com anisocitose. Assinale a melhor alternativa para a etiologia da anemia de acordo com o enunciado da questão:

A
Anemia fusiológica do lactante.
B
Anemia por deficiência de ácido fólico.
C
Anemia por erro inato do metabolismo.
D
Anemia por falta de profilaxia com ferro elementar.
E
Anemia secundária a doença inflamatória crônica da infância.
Na cirurgia dos tumores de parede torácica. Assinale a assertativa correta.
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta.
A febre nos períodos pós-operatórios nem sempre está associada à infecção e nem toda infecção pós-cirúrgica está associada à febre. A compreensão do mecanismo da febre neste período é importante para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas. Qual das seguintes alternativas está ERRADA?
Primigesta, 16 anos, solteira, mais de um parceiro sexual, apresenta lesões verrucosas genitais em fúrcula, lábios e perianal, de aspecto hiperqueratótico e papilomatoso, de 1 a 2 cm de diâmetro. Encontra-se na 40ª semana de gestação e em pródromos de trabalho de parto, fase latente. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse caso.
Compartilhar