Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Lactente de 40 dias é trazido ao ambulatório por apresentar febre há 2 dias, tosse e ter diminuído a aceitação do leite materno. Ao exame apresenta-te gemente, 37,6C, com Freqüência respiratória de 72 irpm; sem sibilos e com discreta tiragem subcostal. A conduta correta é:

A
Classificar com pneumonia, introduzir Amoxicilina oral e reavaliar em 48 h.
B
Classificar como Infecção de Vias Aéreas Superiores, dar paracetamol e reavaliar com 48 h.
C
Classificar com Pneumonia Grava e encaminhar para hospitalização
D
Classificar como pneumonia e tratar com despacilina
E
Solicitar RX de tórax para o dia seguinte, para posterior decisão sobre o tratamento mais adequado.
Paciente com 40 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão há três anos, que evoluiu com dificuldade de controle pressórico e hipocalemia persistente sem causa aparente. Na investigação para hiperaldosteronismo primário, os seguintes resultados foram obtidos: aldosterona plasmática em repouso: 36 ng/ml (VR: 1-16): atividade plasmática de renina: 0,08 ng/ml/hora (VR: 0,4- 0,7): aldosterona plasmática ao teste da postura: 36 ng/dl. Na tomografia computadorizada de abdome, nenhuma massa adrenal foi visualizada. Qual seria o diagnóstico mais provável para essa paciente?
Paciente, sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico prévio de cirrose hepática por hepatopatia alcoólica, é internado com dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresentava-se com sinal do piparote e com sinal de descompressão brusca dolorosa. Foi realizada paracentese em que a análise do líquido ascítico revelou: albumina 0,6 g/dl; 750 células, com 70% de polimorfonucleares. A conduta apropriada para esse caso é:
Paciente do sexo feminino, de 33 anos, há um mês apresenta edema progressivo de membros inferiores e face. Na avaliação feita no CAIS, foram observadas, no exame de urina, hematúria ++/4, leucocitúria +/4 e proteinúria +++/4. A investigação laboratorial de causa secundária mais importante para o caso é:
Na artrite reumatoide:
Compartilhar