Questões na prática

Cirurgia

Urologia

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Lactente de 45 dias de vida é atendido no pronto-socorro com história de ter evacuado fezes com sangue vivo há cerca de 3 horas. Estava irritado, chorando muito há 48 horas. Não relata febre. Ao exame, a criança está chorando, irritada, o abdome está distendido e tenso à palpação. O exame da genitália revela aumento de volume em região inguinal direita. Baseado no mais provável diagnóstico, qual deve ser a conduta para este caso?

A
Internar, parecer imediato do cirurgião pediátrico; provável quadro de invaginação intestinal.
B
Administrar analgésicos e retorno ao pediatra; provável caso de alergia a leite de vaca e presença de hérnia inguinal à direita.
C
Internar, parecer imediato do cirurgião pediátrico; provável quadro de hérnia inguinal encarcerada.
D
Administrar analgésicos, retorno ao pediatra; provável caso de alergia a leite de vaca e presença de hidrocele.
E
Internar, parecer imediato do cirurgião pediátrico; provável caso de torsão de testículo.
Selecione a alternativa em que a dosagem da troponina I seria conclusiva para a lesão miocárdica decorrente de isquemia miocárdica nas primeiras 12 horas após o início do quadro clínico. Assuma, em todas as situações, que a troponina não foi dosada previamente:
Quanto ao diabetes Mellitus tipo 1, assinale a afirmativa INCORRETA:
Um paciente apresentou-se no ambulatório queixando-se de que pela manhã, sentiu o olho direito irritado, e ao olhar no espelho notou que não conseguia fechá-lo. Verificou ainda que o lado direito da face parecia imóvel. Tentou beber água e notou que ela escapava pelo canto da boca. Em sua opinião ele tem lesão de que nervo?
Recém-nascido a termo, nascido de parto normal, Apgar 8/9, não necessitou de manobras de reanimação. Apresentou desconforto respiratório sendo encaminhado para UTIN, com melhora do quadro nas primeiras horas de vida. Evoluiu com sangramento em locais de punção venosa, coto umbilical e intestinal. Mãe epilética em uso de fenitoína durante a gravidez. A hipótese diagnostica mais provável para o caso é:
Compartilhar