Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 5 meses de idade, com 6,6 Kg e 62 cm, afebril e em bom estado nutricional foi trazido à unidade de saúde, com história de diarreia aquosa, sem sangue ou muco nas fezes. Após o exame, foi diagnosticada desidratação de 1º grau. O peso ao nascimento foi de 3,4 Kg, e o comprimento, de 49 cm. Diante deste quadro, assinalar a medida INADEQUADA.

A
Usar solução de reidratação oral isosmolar (90 mEq/l de sódio e 111 mOsm/l de glicose) para corrigir a desidratação num período de 3 a 4 horas.
B
Instituir dieta normal para a idade após 4 horas de reidratação oral.
C
Suspender o aleitamento materno durante a fase de hidratação rápida.
D
Não administrar antibióticos.
E
Não usar fórmulas lácteas diluídas.
Luciana comparece à Unidade de Saúde com seu bebê de 3 dias, muito preocupada porque observou que os olhos dele estão vermelhos, inchados e com pus grosso (sic). O diagnóstico para o caso é:
Das malformações cervicais apresentadas a seguir, assinale a alternativa contendo aquela que mantém relações com a intimidade do osso hioide.
Homem de 65 anos, etilista e tabagista, procura atendimento médico queixando rouquidão. Após exame físico a propedêutica indicada é realizar:
Um homem de 35 anos de idade procurou atendimento em serviço de emergência por cólica nefrética. Ele relatou episódios recentes de disúria e presença de "areia" na urina. O exame de sedimento urinário revelou hematúria microscópica e cristalúria, sem cilindros. Radiografia simples de abdome normal. A ultrassonografia revelou cálculo de 4 mm localizado em porção distal do ureter esquerdo, sem evidências de dilatação do sistema pielocalicial. Após uso de analgésico, o paciente ficou assintomático. Qual é a conduta adequada nesse caso?
Compartilhar