Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 5 meses de idade, com 6,6 Kg e 62 cm, afebril e em bom estado nutricional foi trazido à unidade de saúde, com história de diarreia aquosa, sem sangue ou muco nas fezes. Após o exame, foi diagnosticada desidratação de 1º grau. O peso ao nascimento foi de 3,4 Kg, e o comprimento, de 49 cm. Diante deste quadro, assinalar a medida INADEQUADA.

A
Usar solução de reidratação oral isosmolar (90 mEq/l de sódio e 111 mOsm/l de glicose) para corrigir a desidratação num período de 3 a 4 horas.
B
Instituir dieta normal para a idade após 4 horas de reidratação oral.
C
Suspender o aleitamento materno durante a fase de hidratação rápida.
D
Não administrar antibióticos.
E
Não usar fórmulas lácteas diluídas.
Uma maratonista após um período prolongado de treinamento notou dor ao nível do antepé direito, progressiva, que piorava durante o treino matinal e melhorava com o repouso. Qual a suspeita clínica mais provável, e qual(is) o(s) métodos(s) diagnóstico(s) a serem solicitado(s)?
As crises convulsivas febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes, cerca de 5% das crianças apresentam crises febris, sendo classificadas como típicas e atípicas. Qual alternativa apresenta uma característica das crises atípicas?
Rosa parecia cada vez pior, a morte do seu filho Mateus foi desoladora. Apesar de estar tentando cuidar melhor das crianças, a cada ida ao posto, sua tristeza fica mais aparente. Em uma das vezes que trouxe Ronaldinho, Rosa não aguenta e começa a chorar. Dr. Armando então, percebe que é hora de avaliar melhor a situação. Ao longo da conversa, Rosa explicita suas dificuldades e confessa: "Antes de ontem, comprei um pouco de chumbinho (veneno de rato, altamente tóxico). Mandei os meninos para casa da vizinha e já olhei um lugar mais afastado, perto do açude para que ninguém me visse. Doutor, eu moro só com os meninos [...] não existe ninguém por mim [...] Não vejo a hora disso acabar [...]". Baseado no relato acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
Luizinho é uma criança normal, foi à consulta de puericultura, sendo observadas as seguintes habilidades: a) anda com apoio; b) emite uma a duas palavras com significado; c) bate palmas; d) acena “tchau”; e) aproxima-se, quando é chamado. Considerando que Luizinho é uma criança normal, qual a sua idade?
Compartilhar