Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 5 meses de idade, com 6,6 Kg e 62 cm, afebril e em bom estado nutricional foi trazido à unidade de saúde, com história de diarreia aquosa, sem sangue ou muco nas fezes. Após o exame, foi diagnosticada desidratação de 1º grau. O peso ao nascimento foi de 3,4 Kg, e o comprimento, de 49 cm. Diante deste quadro, assinalar a medida INADEQUADA.

A
Usar solução de reidratação oral isosmolar (90 mEq/l de sódio e 111 mOsm/l de glicose) para corrigir a desidratação num período de 3 a 4 horas.
B
Instituir dieta normal para a idade após 4 horas de reidratação oral.
C
Suspender o aleitamento materno durante a fase de hidratação rápida.
D
Não administrar antibióticos.
E
Não usar fórmulas lácteas diluídas.
Recém-nascido do sexo feminino com idade gestacional de 38 semanas, nasceu de parto cesariano devido a polidrâmnio, Apgar 7 e 10, não foi possível passagem de sonda gástrica durante o atendimento na sala de parto. Iniciou quadro de taquipneia e saída oral de secreção salivar "espumosa". Foi submetida a radiografia simples de abdome, que evidenciou bolsão esofágico dilatado e presença de ar no abdome. O diagnóstico etiológico mais provável é:
Mulher, 29 anos, preta, assintomática, apresenta, em radiograma de tórax realizado para admissão no trabalho, linfoadenomegalias nas regiões hilares e paratraqueais, bilateralmente. Hemograma normal. Mantoux não reator. Ao exame físico, não apresenta linfonodos palpáveis. Qual é a principal suspeita diagnóstica?
Mãe fez pré-natal completo e exames sem alterações, e apresenta bolsa rota há 25h e líquido amniótico claro. Recém-nascido de 38 semanas, peso ao nascimento 3.550 g. Apgar 7 no 1º minuto e 9 no 5º minuto, após receber oxigênio inalatório. Exames na urgência evidenciaram: leucócitos globais = 23.600/mm³; bastonetes = 6%; segmentados = 47%; eosinófilo = 2%; monócito = 2%; linfócito = 43%; plaquetas = 260.000/mm³; I/T 0, 113; proteína C-reativa negativo. Ficou no Hood durante 40 minutos. Escolha a opção com a conduta adequada para este caso:
A marcha de Trendelenburg representa a fraqueza de qual músculo?
Compartilhar