Lactente de 5 meses é levado à consulta na unidade de saúde com quadro de diarreia aquosa há 1 dia. Segundo a mãe, as evacuações são líquidas, sem muco, pus ou sangue, volumosas, com frequência de 4 a 5 episódios ao dia. Refere também pouca aceitação do leite materno nesse período e 1 episódio de vômito. Ao exame, a criança apresenta-se alerta, com olhos pouco encovados, fontanela anterior deprimida, mucosas secas, pulsos cheios, boa perfusão periférica. A conduta mais adequada para esse caso é:
A
Jejum e iniciar hidratação por gastróclise com solução hidrossalina com 90 mmol/L de sódio.
B
Jejum e iniciar hidratação endovenosa com fase de expansão com solução salina e glicosada (1:1).
C
Manter aleitamento materno e iniciar hidratação por gastróclise com solução hidrossalina com 90 mmol/L de sódio.
D
Manter aleitamento materno e iniciar hidratação endovenosa com fase de expansão com solução hidrossalina com 45 mmol/L de sódio.
E
Manter aleitamento materno e iniciar hidratação oral com solução hidrossalina com 90 mmol/L de sódio.
Outras questões
Em cirurgia bariátrica é incorreto afirmar que:
Homem de 45 anos, com peso de 80 kg, sofreu acidente de trabalho, com água fervendo e deu entrada no pronto-socorro, com extensa queimadura comprometendo toda a face anterior do tórax, abdome, genitais e membros superiores. A reposição
volêmica, nas primeiras 8 horas a partir do acidente, implica numa estimativa de volume de Ringer Lactato de:
Masculino, 42 anos, alcoolismo pesado, queixa de diarreia, apresentando lesões de pele eritematobolhosas, exsudativas, com extensas áreas erosadas e bordos confluentes, pescoço e dorso dos braços e mãos, fotossensíveis. Diante desse quadro, foi diagnosticada qual deficiência vitamínica?
Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é: