Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 5 meses é levado à consulta na unidade de saúde com quadro de diarreia aquosa há 1 dia. Segundo a mãe, as evacuações são líquidas, sem muco, pus ou sangue, volumosas, com frequência de 4 a 5 episódios ao dia. Refere também pouca aceitação do leite materno nesse período e 1 episódio de vômito. Ao exame, a criança apresenta-se alerta, com olhos pouco encovados, fontanela anterior deprimida, mucosas secas, pulsos cheios, boa perfusão periférica. A conduta mais adequada para esse caso é:

A
Jejum e iniciar hidratação por gastróclise com solução hidrossalina com 90 mmol/L de sódio.
B
Jejum e iniciar hidratação endovenosa com fase de expansão com solução salina e glicosada (1:1).
C
Manter aleitamento materno e iniciar hidratação por gastróclise com solução hidrossalina com 90 mmol/L de sódio.
D
Manter aleitamento materno e iniciar hidratação endovenosa com fase de expansão com solução hidrossalina com 45 mmol/L de sódio.
E
Manter aleitamento materno e iniciar hidratação oral com solução hidrossalina com 90 mmol/L de sódio.
Assinale a alternativa correta sobre trauma torácico:
Seguindo as diretrizes da American Heart Assotiation (Circulation 2005; 112: III-25), pode-se afirmar que um profissional médico, ao prestar atendimento para uma vítima possivelmente em parada cardiorrespiratória (PCR), deve:
M.S.P. é uma mulher de cor negra, que foi encaminhada ao ambulatório do HU, após receber o diagnóstico de polimialgia reumática. Está sendo tratada com prednisona 20 mg/dia e fazendo reposição hormonal (estrogênio e progesterona conjugados). Qual dos seguintes regimes terapêuticos, você recomendaria neste caso?
Vários são os mecanismos implicados na gênese da anemia da prematuridade. No entanto, não poderá ser considerado nesta situação:
Compartilhar