Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Neurologia

Nefrologia

Lactente de 5 meses submetido a shunt ventriculoperitoneal há 2 meses por hidrocefalia evolui com quadro de meningite bacteriana. Liquor evidenciando leucócitos = 120, polimorfonucleares = 98%, glicose = 35 mg/dl, proteína = 110 mg/dl, Gram = cocos gram-positivos. Os agentes etiológicos mais prováveis para o caso são:

A
Streptococcus pneumoniae e Lysteria monocytogenes.
B
Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
C
Streptococcus agalactiae e Streptococcus pneumoniae.
D
Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis.
E
Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pyogenes.
A corda vocal falsa é parte de qual região anatômica?
Você é médico, em um pequeno município do interior nordestino distante 800 quilômetros de um centro médico de referência. Recebe um chamado para comparecer ao posto de saúde, pois o Senhor Florentino de Jesus caiu do seu jumento, traumatizando a cabeça. HDA: Informa familiar que o paciente após o trauma alternou estados de vigília e perda da consciência. No exame físico observam­se vias aéreas sem sinais de obstrução e ausência de sangramentos, pupila midriática fixa à esquerda, coma, postura de decorticação, decerebração, paresia à direita. RX, fratura linear parietal esquerda. Após instituir medidas como intubação endotraqueal, hiperventilação, agentes desidratantes sem obter estabilização do quadro e observando que o estado do paciente piora rapidamente. Qual a conduta correta a partir deste momento?
Com relação ao tratamento da Doença de Graves, a tireoidectomia cirúrgica deve ser considerada como tratamento inicial nas seguintes situações, EXCETO:
No 6º dia de pós-­operatório de gastrectomia parcial com reconstrução, a BII inicia­-se uma drenagem de secreção abundante pelo dreno no hipocôndrio direito de aspecto amarelado turvo. O paciente não apresenta sinais de peritonite. O débito é de 500ml nas 24 horas. Qual a melhor conduta neste caso?
Compartilhar