Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Lactente de 5 meses tem apresentado cianose de mucosas labial e lesões ingueais, piorando com choro e durante as mamadas. Ao exame físico: eupneico, cianose perilabial, eutrófico, precordio calmo. Sopro sistólico rude em borda esternal esquerda sem irradiações. Radiografia de tórax ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado. Qual a cardiopatia congênita mais provável?

A
Atresia tricúspide;
B
Comunicação interatrial;
C
Transposição das grandes artérias;
D
Atresia de pulmonar;
E
Tetralogia de Fallok
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A gastrosquise é um defeito da parede abdominal no sítio do anel umbilical, recoberto por âmnio e peritônio. ( ) Bebês com gastrosquise apresentam incidência de 50% de anomalias associadas. ( ) Na onfalocele, o defeito abdominal é adjacente e lateral a um cordão umbilical de inserção normal, não recoberto por saco membranoso. ( ) Um dos desafios mais difíceis na conduta da gastrosquise é lidar com intestino disfuncional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas; ( ) Os neuroblastomas são originados das simpatogônias, células indiferenciadas da crista neural; ( ) Aproximadamente 50% dos pacientes têm doença localizada ao diagnóstico; ( ) Os olhos de guaxinim (ou olhos de panda) não estão associados a tumor metastático; ( ) A cintilografia com MIBG (metaiodobenzilguanidina) é indicada para o diagnóstico de metástases ou do tumor primário; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
O local mais comum de oclusão arterial aguda por êmbolo é:
Dentro da avaliação perioperatória, assinale a alternativa INCORRETA
Compartilhar