Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Lactente de 5 meses tem apresentado cianose de mucosas labial e lesões ingueais, piorando com choro e durante as mamadas. Ao exame físico: eupneico, cianose perilabial, eutrófico, precordio calmo. Sopro sistólico rude em borda esternal esquerda sem irradiações. Radiografia de tórax ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado. Qual a cardiopatia congênita mais provável?

A
Atresia tricúspide;
B
Comunicação interatrial;
C
Transposição das grandes artérias;
D
Atresia de pulmonar;
E
Tetralogia de Fallok
Criança de 6 meses deu entrada no pronto-socorro com história de 3 dias de diarreia, que se intensificou nas últimas 12 horas. Examinada, mostrava-se desidratada, prostrada, reagindo pouco aos estímulos, com choro débil. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu 45 minutos após a internação. O exame físico revelou, além dos sinais de intensa desidratação, evidências de desnutrição. Na Declaração de Óbito deve-se colocar como causa básica a:
Nas fraturas supra condilianas do úmero, pode ocorrer como complicação, uma lesão nervosa. Qual o nervo que é o mais comumente acometido nesse tipo de complicação?
Na hérnia inguinal da criança, é correto afirmar que:
Paciente dá entrada no PS em PCR. No atendimento, segundo as diretrizes atuais, preconiza-se uma proporção entre massagem cardíaca e ventilação durante o atendimento de uma PCR num indivíduo adulto de:
Compartilhar