Lactente de 8 meses de idade, sexo masculino, é levado inconsciente ao serviço de pronto atendimento próximo da residência, após episódio compatível com quadro convulsivo. A mãe refere que a criança estava sentada no chão da sala e que, brincando com a irmã de 2 anos, caiu de costas batendo a cabeça. Na avaliação médica encontrou-se no fundo de olho hemorragia retiniana bilateral. A principal hipótese diagnóstica é:
A
intoxicação exógena.
B
coagulopatia adquirida.
C
deficiência de piridoxina.
D
síndrome do bebê sacudido.
E
ruptura de aneurisma cerebral.
Outras questões
Uma mulher com 23 anos, obesa mórbida, é submetida à cirurgia bariátrica e no sexto dia pós-operatório apresenta taquicardia, febre e leucocitose. Refere dor abdominal em epigástrio e em ombro e nega outras queixas. Qual o principal diagnóstico a ser pesquisado, levando em consideração o tempo de pós-operatório?
Menino, 11a, portador de deficiência idiopática de hormônio de crescimento (GH) em uso deste medicamento há 8 meses. Refere dor em joelho esquerdo e leve claudicação, sem febre. Exame físico: ausência de sinais flogísticos articulares, com dor à abdução do quadril à esquerda. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
O quadro de Delirium, no idoso, deve ser tratado farmacologicamente com:
O cisto pilonidal é uma das patologias mais comum em homens hirsutos. Cisto esse que tem origem na região pré-sacral, no sulco interglúteo, sendo causa de processos infecciosos recorrentes na região, com drenagem de secreção purulenta espontânea e formação de um ou mais trajetos fistulosos. Essa doença ficou conhecida e foi descrita na segunda guerra mundial como: