Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 8 meses de idade, sexo masculino, é levado inconsciente ao serviço de pronto atendimento próximo da residência, após episódio compatível com quadro convulsivo. A mãe refere que a criança estava sentada no chão da sala e que, brincando com a irmã de 2 anos, caiu de costas batendo a cabeça. Na avaliação médica encontrou-se no fundo de olho hemorragia retiniana bilateral. A principal hipótese diagnóstica é:

A
intoxicação exógena.
B
coagulopatia adquirida.
C
deficiência de piridoxina.
D
síndrome do bebê sacudido.
E
ruptura de aneurisma cerebral.
Sobre a fimose em crianças, é correto afirmar que:
Qual é a sequência correta de desfibrilação – Reanimação Cardiopulmonar (RCP)?
Paciente de 18 meses de idade, com epilepsia generalizada, em tratamento com ácido valproico, é atendido no pronto atendimento com náuseas, vômitos e sonolência. Evolui para coma em algumas horas. No exame neurológico não há sinal de localização. A tomografia computadorizada de crânio e a análise do líquido cefalorraquidiano foram normais. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso:
Uma criança pré-escolar de quatro anos saiu correndo de forma inadvertida para atravessar uma rua sozinha. Sua mãe gritou alto e parou-a rapidamente pelo braço. A criança começou a chorar e desde então, permanece com o braço imóvel ao lado do corpo, com o cotovelo dobrado. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar