Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de 9 meses dá entrada no pronto-socorro com história de febre, diarreia e vômitos há 24 horas. Refere fezes líquidas, sem muco ou sangue, cerca de 20 episódios desde o início do quadro. Ao exame: Peso = 8kg, FC = 140 bpm, FR = 56ipm, Temperatura = 36,5º. Regular estado geral, irritado, intranquilo, chorando durante todo o exame. Perfusão periférica = 4 segundos. Olhos fundos, choro sem lágrimas, boca seca. Qual sua conduta diante desse paciente?

A
Prescrever antiemético via intramuscular e após 40 minutos iniciar a terapia de reidratação por via oral. Caso a criança não aceite a TRO, pode substituí-la por outro líquido como, por exemplo, refrigerante.
B
Prescrever antiemético via intramuscular e iniciar a terapia de reidratação por via intravenosa. Prescrever 100ml/kg de peso de soro glicofisiológico em 30 minutos. Repetir esse volume até a criança apresentar diurese.
C
Iniciar a terapia de reidratação oral (TRO) em livre demanda, intervalos curtos, perfazendo um volume de 50 a 100ml/kg no período de 4 a 6 horas, utilizando copo ou colher. Reavaliar o paciente frequentemente até o desaparecimento dos sinais de desidratação.
D
Iniciar TRO por via sonda nasogástrica. O volume a ser oferecido é 100ml/kg em 4 horas. Reavaliar o paciente frequentemente até o desaparecimento dos sinais de desidratação.
E
Iniciar a terapia de reidratação por via intravenosa através de acesso venoso central. Prescrever 100ml/kg de soro fisiológico em 10 minutos. Repetir esse volume até o desaparecimento dos sinais de desidratação.
Com relação ao transplante de fígado, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação às doenças cerebrovasculares (DCVs), assinale a alternativa correta.
São manifestações comuns da hemorragia subaracnoidea, EXCETO:
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica clínica comum da Síndrome de Guillain-Barré.
Compartilhar