Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Lactente de 9 meses, tem apresentado episódios repetidos de tosse, sibilância e desconforto respiratório.Qual dos achados clínicos é o mais sugestivo de asma?

A
Dermatite atópica;
B
Cianose periférica;
C
Baqueteamento de dedos;
D
Perda de peso progressiva;
E
Estridor respiratório
Sobre as úlceras pépticas é CORRETO afirmar:
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal achado nos exames de imagem que deve chamar a atenção para o diagnóstico suspeitado:
Um lactente de 4 meses, do sexo masculino, é levado à consulta de puericultura. Explorando os dados de história, verifica-se que a criança é o quarto filho do casal, que o mesmo nasceu de 34 semanas com peso de nascimento de 1 900 g e que é alimentado com leite de vaca. Os pais são fumantes e o bebê é freqüentemente colocado para dormir na posição prona. Diante deste histórico o pediatra preocupa-se com o potencial para síndrome da morte súbita do lactente, pois todas as características apuradas são fatores de risco, EXCETO:
Considerando a icterícia no período neonatal, assinale a incorreta:
Compartilhar