Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Assinale a alternativa correta em relação ao aleitamento materno e transmissão vertical do HIV:

A
O HIV é excretado no leite apenas nas mulheres infectadas sintomáticas;
B
A transmissão do HIV pelo leite materno pode ocorrer em qualquer fase da infecção materna, durante toda a lactação, mas não tem relação com o CD4 e carga viral plasmática do HIV na mãe;
C
O risco de transmissão pelo leite materno é maior entre crianças aleitadas por mulheres cronicamente infectadas;
D
A probabilidade de infecção pelo HIV por litro de leite materno ingerido é similar em magnitude à probabilidade de transmissão heterossexual através de um ato sexual desprotegido entre adultos.
Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, com diagnóstico de retocolite ulcerativa inespecífica. Apresenta quadro de dor abdominal difusa, febre, distensão abdominal. Ao exame físico encontra-se com confusão mental, temperatura de 39º C, abdome distendido e doloroso difusamente à palpação, com descompressão brusca positiva. A radiografia simples de abdome apresenta grande distensão de colo transverso, que tem diâmetro de 10 cm, não se observando sinais de pneumoperitônio. Com relação ao caso descrito, o diagnóstico e a conduta seriam:
Assinale a alternativa INCORRETA:
A sorologia para toxoplasmose, solicitada para gestante de 18 semanas em rotina pré-natal está positiva para IgM e IgG. Foi solicitado teste de avidez da IgG, que resultou maior que 60%. Qual a conduta adequada?
Homem de 25 anos vacinou-se contra rubéola em campanha nacional. Após 2 dias, sua esposa, que também tem 25 anos, confirmou gestação de cerca de 6 semanas. A conduta correta deve ser:
Compartilhar