Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de dois anos, eutrófico, é atendido na emergência com quadro de oligúria e edema de membros inferiores. A mãe relata que há quinze dias a criança apresentou diarreia aguda que evoluiu em dois dias para diarreia sanguinolenta. Os exames laboratoriais demonstram densidade urinária baixa, proteinúria mais, anemia e trombocitopenia moderadas ureia e creatinina séricas elevadas. A coprocultura para E. coli enteropatogênica é negativa. Com base nesses dados, o diagnóstico mais provável é:

A
doença de Berger.
B
síndrome nefrótica
C
síndrome hemolítico-urêmica
D
púrpura de Henoch-Schönlein.
A hérnia inguinal direta se caracteriza por estar localizada:
Paciente jovem deu entrada na Emergência vítima de PAF (Projétil de Arma de Fogo), com orifício de entrada na região cervical anterior, na linha média do pescoço, ao nível da cartilagem cricoide e orifício de saída na região cervical posterior ao nível da C4. Encontra-se taquipneico, vasodilatado e hipotenso. Baseado neste cenário de trauma, assinale a assertiva correta:
Com relação ao trauma abdominal fechado, a indicação correta de lavado perintoneal ou FAST (focused assessment sonogram for trauma) é:
Paciente masculino de 52 anos com índice de massa corporal de 23, será submetido à colecistectomia por vídeo, eletivamente. Na sua história clínica constatou-se que o mesmo faz atividade esportiva três vezes por semana há mais de 10 anos, não é tabagista e não toma medicações de forma contínua. Qual das alternativas abaixo relaciona os exames laboratoriais pré-operatórios mais coerentes?
Compartilhar