Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Lactente de nove meses deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de broncopneumonia. Ao exame físico chama a atenção o alargamento epifisário e a proeminência das junções costocondrais. Os níveis séricos esperados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina são, respectivamente:

A
normal; baixo; normal
B
baixo; normal; normal
C
baixo; baixo; normal
D
baixo; normal; alto
E
normal; baixo; alto
Mulher de 55 anos aprensenta dor intensa no olho direito com diminuição da acuidade visual neste olho, acompanhada de náuseas e vômitos. Inspeção: hiperemia ocular, midríase paralítica e edema de córnea. Nessa situação a hipótese diagnóstica é:
Lactente de 5 meses apresentando dor abdominal tipo cólica, há 10h, com distensão abdominal, vômito e eliminação de muco sanguinolento. Qual o diagnóstico provável e o exame adequado para sua confirmação?
Paciente de 35 anos, dá entrada na Emergência, vítima de queimadura em 40% da área corporal. Em relação à área queimada a conduta mais adequada no primeiro atendimento é:
Paciente 22 anos, primigesta, é admitida em trabalho de parto efetivo, com idade gestacional estimada de 38 semanas e 5 dias, com base na data da última menstruação. A bolsa amniótica estava íntegra, com cervicodilatação de 2 centímetros, apresentação cefálica, e amnioscopia evidenciando liquido claro com grumos. Ao ser interrogada sobre seus antecedentes, negou ter feito pré-natal, e seu namorado, pai da criança, encontrava-se detido há 3 anos na penitenciária estadual. No processo de internação, foi submetida ao teste rápido anti-HIV, cujo diagnóstico foi reagente. De acordo com orientações do Ministério da Saúde (2006), a conduta mais apropriada para o caso incluirá:
Compartilhar