Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente de nove meses é levado à Unidade Básica de Saúde devido a um quadro de vômitos que se iniciou no dia anterior e de diarreia com seis evacuações líquidas hoje, juntamente com febre e inapetência no mesmo período. A mãe nega muco ou sangue nas fezes e refere que seu filho também está “gripado”. O médico ao consultar a Caderneta da Criança observa que somente foram realizadas as vacinas do primeiro mês, conforme a recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde (PNI/MS). No exame físico, o paciente encontra-se pálido, irritado, com sede, mucosas secas, olhos fundos, pulsos finos e elasticidade da pele diminuída, abdômen levemente distendido com ruídos hidroaéreos hipercinéticos, sem dor ou organomegalias à palpação enquanto que, o restante do exame, não mostra outras alterações. Baseado nessas informações, qual o provável agente etiológico do quadro acima e qual a conduta, de acordo com o Ministério da Saúde?

A
Rotavírus - Iniciar, na Unidade Básica de Sáude, terapia de reidratação oral, reavaliando periodicamente.
B
Rotavírus - Encaminhar para internação hospitalar para hidratação venosa e realização de exames complementares.
C
Shigella sp. - Aplicar uma dose de antiemético parental e iniciar, após 30 minutos, a terapia de reidratação oral na Unidade.
D
Shingella sp. - Liberar para casa com recomendação de aumento da ingestão hídrica e administração de soro caseiro após cada evacuação.
E
Saimonella sp. - Liberar para casa com prescrição de terapia de reidratação oral e orientação para retorno imediato em caso de piora.
Em Campina Grande do Sul, um homem de 45 anos de idade foi atacado por um cão desconhecido. O paciente sofreu diversas lesões no rosto e no pescoço, profundas e lacerantes. O animal evadiu-se, não sendo encontrado. O paciente relatou que no ano passado foi picado por uma jararaca e recebeu soro anti-botrópico, tendo apresentado uma hora após a aplicação, formigamento nos lábios, palidez, dispneia, edemas, exantemas e hipotensão, foi atendido prontamente. Na presente situação, no caso de você decidir pela imunização contra o vírus da raiva, qual o procedimento que você indicaria?
A infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi acomete 16 a 18 milhões de pessoas em todo o mundo. Divide-se em fase aguda, fase latente e fase crônica. Quanto aos exames complementares da fase aguda é correto afirmar:
“Os benefícios do tratamento de um caso de tuberculose trazem vantagens exclusivamente para o paciente PORQUE os serviços de saúde não apresentam grandes externalidades.” Com respeito ao enunciado acima, tem-se:
A primeira medida a ser adotada diante de um paciente com hipercalcemia secundária ao câncer espinocelular de pulmão é:
Compartilhar