Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Lactente de oito meses inicia com febre (T=38, 5ºC) há um dia, olhos vermelhos e lacrimejamento. Ao exame apresenta hiperemia de tonsilas palatinas com vesículas em pilares anteriores e ulceração em amígdala direita. O diagnóstico etiológico MAIS PROVÁVEL: Referência: Tratado de Pediatria - Sociedade Brasileira de Pediatria - 2007.

A
Amigadalite bacteriana por Estreptococo.
B
Amigadalite por Epstein-Barr.
C
Amigadalite pelos vírus Coxsackie ou Herpes.
D
Amigadalite por associação fuso-espirilar.
E
Amigadalite fúngica
Paciente é atendido em uma Unidade de Saúde com quadro de ardência ocular bilateral com 6 dias de evolução, fotofobia moderada com períodos de remissão e piora, irritação e prurido palpebral. Refere que os sintomas são piores pela manhã. Ao exame ocular, as conjuntivas encontram-se avermelhadas, com leve descamação palpebral. Em relação à conduta para o quadro acima, assinale a alternativa correta.
Em relação à invaginação intestinal na criança, qual é a afirmativa correta?
Com relação aos quadros de Insuficiência Venosa Crônica de Membros, assinale a alternativa correta:
Uma adolescente de 12 anos apresenta um nódulo na pálpebra inferior pela segunda vez no mês. Respondeu adequadamente ao tratamento com antibiótico oral no episódio anterior, e agora o nódulo não tem eritema ou enduração. Não há febre, alteração visual ou alteração conjuntival. A conduta mais adequada é:
Compartilhar