Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Lactente de oito meses inicia com febre (T=38, 5ºC) há um dia, olhos vermelhos e lacrimejamento. Ao exame apresenta hiperemia de tonsilas palatinas com vesículas em pilares anteriores e ulceração em amígdala direita. O diagnóstico etiológico MAIS PROVÁVEL: Referência: Tratado de Pediatria - Sociedade Brasileira de Pediatria - 2007.

A
Amigadalite bacteriana por Estreptococo.
B
Amigadalite por Epstein-Barr.
C
Amigadalite pelos vírus Coxsackie ou Herpes.
D
Amigadalite por associação fuso-espirilar.
E
Amigadalite fúngica
O cisto pilonidal é uma das patologias mais comum em homens hirsutos. Cisto esse que tem origem na região pré-sacral, no sulco interglúteo, sendo causa de processos infecciosos recorrentes na região, com drenagem de secreção purulenta espontânea e formação de um ou mais trajetos fistulosos. Essa doença ficou conhecida e foi descrita na segunda guerra mundial como:
A síndrome catatônica, inicialmente considerada como manifestação de doença psiquiátrica, tem sido cada vez mais identificada nas enfermarias de clínica médica. São exemplos de sinais que podem ser encontrados nesta síndrome, EXCETO a:
Uma mulher de 65 anos, secretária executiva aposentada, procura assistência médica devido à dor lombar, com irradiação para face posterior da coxa direita, evoluindo há 3 meses e agravada há 15 dias. Neste último período, vem apresentando pouca resposta analgésica, que não cessa com o repouso e desperta-a do sono frequentemente. Exceto por emagrecimento de 6 kg desde a piora clínica, a anamnese dirigida foi irrelevante. Refere terapia de reposição hormonal. FC. 84 bpm; FR: 18 irpm; Tax. 36,8ºC; Pa: 130/80 mmHg. Laségue positivo a 45º. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as citadas, é de:
Indique, dentre as formas de hanseníase relacionadas, aquela que seria classificada, de acordo com a OMS, como paucibacilar:
Compartilhar