Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Lactente de quatro meses, previamente hígido, aleitamento materno exclusivo, pesando 5 kg, é atendido na emergência com desidratação grave. Foram feitas duas fases de expansão rápida, 1ª fase: 50 ml/kg em 1 hora e 2ª fase: 30 ml/kg em 1 hora de soro fisiológico, mas a criança não apresentou diurese. Os exames solicitados apresentaram os seguintes resultados: Na = 118 mEq/l, K = 3,5 mEq/l e Ca = 8,3 mg/dl. Assinale a alternativa que contém a conduta imediata a ser adotada.

A
Prescrever a nova fase de expansão com SF 0,9% com 25 ml/kg em 1 hora, seguida de hidratação de manutenção caso a diurese esteja presente.
B
Corrigir a hiponatremia com a infusão de NaCI a 3% em torno de 2 horas.
C
Repetir fase rápida com acréscimo de bicarbonato.
D
Iniciar fase de manutenção adicionando cálcio para corrigir o distúrbio de cálcio evidenciado.
E
Iniciar fase de manutenção com KCI 15% em uma infusão de 4 mEq/100cal.
O sinal otoscópico mais importante para identificar uma otite media aguda (OMA) e diferenciá-la de uma otite media com efusão (OME) é?
Por ser causa de cegueira, a hipovitaminose A tem sido um importante problema de saúde pública. Sobre a deficiênca, pode-se afirmar que:
Em adultos jovens, o nódulo cervical anterior encontrado frequentemente na linha média entre o mento e a cartilagem tireoide é o:
Quais são os tumores abdominais mais frequentes em pediatria ?
Compartilhar