Lactente de quatro meses, previamente hígido, aleitamento materno exclusivo, pesando 5 kg, é atendido na emergência com desidratação grave. Foram feitas duas fases de expansão rápida, 1ª fase: 50 ml/kg em 1 hora e 2ª fase: 30 ml/kg em 1 hora de soro fisiológico, mas a criança não apresentou diurese. Os exames solicitados apresentaram os seguintes resultados: Na = 118 mEq/l, K = 3,5 mEq/l e Ca = 8,3 mg/dl. Assinale a alternativa que contém a conduta imediata a ser adotada.
A
Prescrever a nova fase de expansão com SF 0,9% com 25 ml/kg em 1 hora, seguida de hidratação de manutenção caso a diurese esteja presente.
B
Corrigir a hiponatremia com a infusão de NaCI a 3% em torno de 2 horas.
C
Repetir fase rápida com acréscimo de bicarbonato.
D
Iniciar fase de manutenção adicionando cálcio para corrigir o distúrbio de cálcio evidenciado.
E
Iniciar fase de manutenção com KCI 15% em uma infusão de 4 mEq/100cal.
Outras questões
Recém-nascido a termo, idade gestacional 38 ½ semanas, nascido de parto natural com peso = 3460g, Apgar 8/9, evoluiu com máculas eritematosas em todo tegumento e pústulas em face, tronco e abdome. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
No atendimento aos politraumatizados, segundo a orientação do ATLS (Advanced Trauma Life Suport®), podemos dizer que a afirmativa INCORRETA é: (Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição).
Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, a magnitude da resposta é proporcional à magnitude do agente lesivo. As alterações se iniciam a partir da incisão cirúrgica e desencadeiam uma sequência de eventos endócrinos. Entre as respostas ao trauma, abaixo descritas, existe uma afirmativa que NÃO É VERDADEIRA. Assinale-a. Referência: MARGARIDO, N. F. Manual de Metabologia Cirúrgica. Editora Atheneu, 2009.
<P>Sobre a Síndrome de Fournier PODEMOS AFIRMAR que: 1: Caracteriza-se por uma fasciite necrotizante na região genital, perineal ou perianal, com grave quadro toxêmico. 2: A infecção limita-se ao tecido da fáscia, não comprometendo músculos ou órgãos da região. 3: Apresenta alta morbimortalidade sendo uma das complicações mais temidas das cirurgias anorretais. 4: Na evolução surgem bolhas purpúreas e equimoses com sensibilidade cutânea local aumentada. 5: A crepitação local indica a formação de gás nos tecidos subcutâneos formados por bactérias aeróbias e anaeróbias. 6: A lesão evolui para gangrena de rápida progressão e na drenagem há saída de grande quantidade de secreção purulenta e inodora. Assinale a afirmativa correta. </P>