Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Neonatologia

Lactente de seis meses, portador de trissomia do cromossomo 21, apresenta história de cansaço às mamadas, infecções respiratórias de repetição, baixo ganho pondo-estatural, além de sudorese acentuada. Ao exame físico, apresenta-se acianótica, com B2 hiperfonética e desdobrada em foco pulmonar, além de sopro sistólico com regurgitação discreta em borda esternal esquerda baixa, e os pulsos arteriais normais. O ECG mostra o eixo de QRS a– 60º, além de sobrecarga bi ventricular. O diagnóstico mais provável desta criança é:

A
Comunicação interatrial.
B
Comunicação interventricular.
C
Defeito do septo atrioventricular.
D
Persistência do canal arterial.
E
Miocardiopatia dilatada.
Considere as afirmações em relação ao diagnóstico da meningite bacteriana. I - Os sinais de Kernig e Brudzinski frequentemente estão ausentes em lactentes, abaixo dos 12 meses, com meningite bacteriana. II - O edema de papila está presente em aproximadamente metade dos casos de meningite bacteriana em crianças escolares. III - Em lactentes, proteinorraquia de 35 mg/dl e pressão de abertura de 70 mm H2O sugerem etiologia bacteriana. Qual a alternativa correta?
Sobre atestado médico, pode-se afirmar que:
Em relação ao uso de substâncias psicoativas, qual a alternativa correta?
A Embolia Pulmonar tem uma frequência que varia de 20 a 25 por 100.000 pacientes hospitalizados nos E.U.A. São causas de tromboembolia pulmonar, exceto:
Compartilhar