Questões na prática

Ortopedia

Lactente, dois anos de idade, negro, sexo masculino, natural de Salvador - BA. É internado com quadro de febre há 20 dias, dor em MMSS, com presença de hiperemia em 3° e 5° quirodáctilo D. Antecedentes de três internações no último mês, pelos mesmos sintomas. Portador de falcemia (SS), diagnosticada no teste de triagem neonatal. O Rx mostra lesão osteolítica no 3° e 5° quirodáctilo, com fratura patológica ao nível do 3º, a radiografia de tórax é normal:

A
osteomielite piogênica
B
osteogênese imperfecta
C
osteoporose idiopática
D
osteocondroma
E
crise álgica
Uma paciente com cólica nefrética há 15 dias. Apresenta ecografia urinária com cálculo de 1,5 cm de diâmetro situado a ureter terminal complicado por hidronefrose. Qual o tratamento indicado?
Quais são os achados oftalmológicos que estão presentes na síndrome da Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 2b (NEM2b)?
Mulher, 50 anos, sofreu queda ao solo torcendo o joelho Direito (D). Ao exame físico, apresenta dor intensa, aumento significativo de volume e deformidade em varo no joelho D; edema discreto, pouca dor no pé D, que apresenta temperatura semelhante à do pé E e pulso pedioso presente nesse lado, porém fracamente palpável. O RX mostra fratura-luxação anterior tibiofemoral ao nível do joelho D, com grande fragmentação do planalto tibial. Acerca dessa situação, é CORRETO afirmar que:
Em pacientes com síndrome de Down, a radiografia de articulação atlantoaxial deve ser realizada em posição de:
Compartilhar