Questões na prática

Ortopedia

Lactente, dois anos de idade, negro, sexo masculino, natural de Salvador - BA. É internado com quadro de febre há 20 dias, dor em MMSS, com presença de hiperemia em 3° e 5° quirodáctilo D. Antecedentes de três internações no último mês, pelos mesmos sintomas. Portador de falcemia (SS), diagnosticada no teste de triagem neonatal. O Rx mostra lesão osteolítica no 3° e 5° quirodáctilo, com fratura patológica ao nível do 3º, a radiografia de tórax é normal:

A
osteomielite piogênica
B
osteogênese imperfecta
C
osteoporose idiopática
D
osteocondroma
E
crise álgica
A acatisia é um efeito colateral comumente associado ao uso de fármacos:
LAPA, 62anos, com hérnia inguinal direita encarcerada, foi submetido à inguinotomia com constatação de divertículo de Meckel estrangulado com necrose de alça segmentar. Assinale a alternativa correta:
RN pré-termo limítrofe, Apgar 9 no primeiro minuto de vida, desenvolve taquipneia nas primeiras 6 horas de vida. Ao exame, observa-se taquipneia, FR = 98 ipm, saturação de O2 98%, Rx de tórax com imagem de infiltração linear a partir dos hilos, com cisurite, silhueta cardíaca normal. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 45 anos de idade, hipertenso, diabético, é admitido no pronto socorro em PCR (parada cardio-respiratória). Familiares relatam que o mesmo apresentou perda da consciência durante o transporte ao hospital; antes do evento, queixava-se de intensa dor precordial em opressão. Foi constatado PCR em FV (fibrilação ventricular) e iniciada RCP (reanimação cardio-pulmonar) na unidade de emergência. Após ter sido aplicado o choque inicial sem sucesso e considerada a possibilidade de administração de um fármaco para essa condição, o que se recomenda?
Compartilhar