Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Lactente masculino de um ano e dois meses de idade foi atendido no pronto-socorro com história de quadro gripal há uma semana. Segundo a mãe, desde a madrugada, a criança está chorando muito e levando as mãos até as orelhas com bastante frequência. À otoscopia: OD (membrana timpânica abaulada e hiperemia) e OE (otorreia). Assinale a alternativa quanto à conduta que deve ser adotada, segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A
Atitude expectante e revisão da criança após 48 horas.
B
Prescrever amoxicilina e revisão da criança após 72 horas.
C
Prescrever antibiótico tópico otológico e descongestionantes sistêmicos.
D
Prescrever cefalexina, solução fisiológica nasal e descongestionantes sistêmicos.
E
Prescrever levofloxacina e rever a criança após 48 horas.
Na coordenação do cuidado de situações oftalmológicas na APS, assinale a alternativa correta que o MFC deve referenciar a pessoa ao oftalmologista, após o primeiro atendimento e medidas iniciais.
O triângulo de Killian tem relação etiopatogênica com:
Com relação às afecções oncológicas, julgue o item subsecutivo. O prognóstico de câncer de próstata em pacientes obesos é melhor que em pacientes com peso adequado.
Menino de 10 anos de idade é levado ao serviço de urgência com quadro de dor progressiva, há 6 horas, no pênis. Ao exame, há aumento de volume da glande e cianose distal. Quais são o diagnóstico e a conduta corretos?
Compartilhar