Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Lactente, feminino, com dois meses de idade, branca, foi levada ao pronto-socorro com história de cinco dias de febre, choro constante, urina de coloração amarelo escuro e odor fétido e recusa alimentar. Ao exame físico, apresentava-se febril (Tax: 39°C), mucosas hipocoradas (+/ ++++) e agitada. Foram solicitados: hemograma, EAS e urocultura. O EAS evidenciou densidade de 1030; PH: 6,0; proteínas (+); hemoglobina (+); flora bacteriana (++); muco (+++); leucócitos (20-22); hemácias (9-11); glicose e cilindros negativos. Hemograma: Hb (10,2) e hematócrito (31,3), leucócitos totais (28.000) e 76% segmentados; 0% bastões, 19% de linfócitos; 4% de monócitos e 1% de eosinófilos. Plaquetas: 391.000. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a conduta terapêutica mais indicada.

A
Internar e iniciar antibioticoterapia (gentamicina, amicacina ou ceftriaxona endovenoso) e aguardar o resultado da urocultura e antibiograma.
B
Liberar para casa com antitérmico e soro oral, pois, provavelmente, trata-se de uma virose com desidratação.
C
Aumentar ingestão de líquidos e rever a paciente após 48 horas.
D
Prescrever cefalexina por sete dias e rever a criança após esse prazo.
E
Solicitar ultrassonografia de rins e vias urinárias e não prescrever antibioticoterapia sem o resultado da urocultura.
Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança que se queixa de dor no ouvido e que, na observação, apresenta secreção purulenta no ouvido e tumefação dolorosa ao toque atrás da orelha deve ser classificado como mastoidite.
Na distócia de ombro deve-se fazer:
Geralmente as necessidades calóricas de uma paciente submetida à suporte nutricional são calculadas de acordo com:
A presença de hifas no esfregaço de células vaginais indica:
Compartilhar