Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Lactente indígena de 11 meses, sem imunização prévia, é admitido com quadro de meningite bacteriana com cultura de liquor positiva para Haemophylus influenzae tipo b. No momento da alta, a orientação adequada é:

A
aguardar até a idade de dois anos, para indicar a vacina tetravalente com a finalidade de estimulação adequada das células de memória imunológica.
B
indicar a vacina meningocócica conjugada, ao invés da vacina anti-hemófilos, em face do risco de o paciente ser susceptível a infecções invasivas.
C
indicar a vacina conjugada anti-H. influenza b, pois a doença não confere imunidade permanente.
D
suspender a vacina contra o H. influenza b do calendário vacinal dessa criança.
Marque a alternativa FALSA em relação ao Lúpus Eritematoso Sistêmico:
Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.
Sobre as doenças que acometem o esôfago podemos afirmar que:
Um neonato de 6 dias de idade é levado para a emergência de um hospital por causa de cianose e letargia. O bebê nasceu de parto vaginal espontâneo e foi liberado para casa sem complicações, com dois dias de vida. O bebê foi encontrado em seu berço hoje com coloração azulada. Ao exame, a temperatura é de 36°C, a pressão arterial está 70/30 mmHg, a frequência respiratória é de 40 ipm, e o pulso é 180 ppm. Há também hepatomegalia marcante, pulsos periféricos fracos, e sopro sistólico ++/6+. O problema cardíaco congênito mais provável é:
Compartilhar