Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Lactente indígena de 11 meses, sem imunização prévia, é admitido com quadro de meningite bacteriana com cultura de liquor positiva para Haemophylus influenzae tipo b. No momento da alta, a orientação adequada é:

A
aguardar até a idade de dois anos, para indicar a vacina tetravalente com a finalidade de estimulação adequada das células de memória imunológica.
B
indicar a vacina meningocócica conjugada, ao invés da vacina anti-hemófilos, em face do risco de o paciente ser susceptível a infecções invasivas.
C
indicar a vacina conjugada anti-H. influenza b, pois a doença não confere imunidade permanente.
D
suspender a vacina contra o H. influenza b do calendário vacinal dessa criança.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação à celulite pós-septal ou orbitária:
Paciente masculino, 45 anos, não tabagista, sem comorbidades e sem fatores de risco adicionais para fenômenos tromboembólicos, será submetido à colectomia direita devido à adenocarcinoma de cólon ascendente. A respeito da tromboprofilaxia deste paciente, podemos afirmar, EXCETO:
Qual a etiologia de gastroenterite mais associada a crises convulsivas concomitantes?
Em relação à classificação de ferida cirúrgica de acordo com o grau de contaminação relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 1ª coluna: (1) Limpa. (2) Limpa-contaminada. (3) Contaminada. (4) Suja. 2ª coluna: ( ) Ferida cirúrgica com quebra de técnica asséptica ou contaminação grosseira por extravasamento do trato gastrointestinal. ( ) Colecistectomia. ( ) Herniorrafia inguinal. ( ) Feridas traumáticas envolvendo infecções clínicas existentes ou vísceras perfuradas.
Compartilhar