Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cirurgia

Hematologia

Lactente, internado por disfunção respiratória grave ocasionada por obstrução respiratória alta, é portador de um hemangioma que ocupa a bochecha direita e parte do mento ipsilateral. A hipótese diagnóstica mais provável é a de obstrução respiratória por hemangioma gigante. A instalação de suporte ventilatório não invasivo não logrou sucesso, e a criança encontra-se sem falência respiratória. É decisão médica proceder com urgência a entubação traqueal sob visualização direta por fibroscopia, porém há possibilidade de sangramento importante, com risco de vida, durante o procedimento. Os pais foram informados da hipótese do procedimento, do risco e da provável necessidade de transfusão sanguínea, mas, em razão de sua orientação religiosa (Testemunhas de Jeová), não desejam que a criança receba transfusão, mesmo com os riscos envolvidos. Considerando os aspectos técnicos e ético-legais, o médico deve comunicar aos pais que:

A
como a transfusão não foi autorizada, o procedimento não será feito e, caso a criança venha a falecer, eles serão responsabilizados.
B
o procedimento será feito, mas, se houver sangramento, a transfusão não será realizada, para respeitar a autonomia da família.
C
o procedimento será feito e, se houver sangramento, a transfusão será realizada por decisão médica, ainda que eles não tenham autorizado.
D
o procedimento será feito, mas omitirá que o paciente será transfundido se houver sangramento.
E
encaminhará o caso ao comitê de Ética ou assessoria Jurídica do hospital e aguardará uma decisão.
Em que porcentagem de pessoas com sintomas sem explicação médica a depressão ou a ansiedade são a causa desses sintomas?
Lactente com 3 semanas de vida apresenta quadro de vômitos de grande volume após a amamentação. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Homem, 43 anos, alcoolista crônico foi encontrado com rebaixamento do estado de consciência e levado ao Pronto-Socorro pelo Resgate. Ainda na ambulância, recebeu 50 ml de glicose a 50% endovenoso, com melhora do quadro, persistindo alguma confusão. Como se encontrava febril, foi necessário internação para investigação melhor do quadro. No dia seguinte, o paciente agravou o estado de confusão mental, agora com nistagmo multidirecional, paralisia do VI par craniano à esquerda e ataxia cerebelar. Assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o aleitamento materno, assinale a resposta certa:
Compartilhar