Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Pré-escolar do sexo masculino, com três anos de idade, foi levado por sua mãe ao posto de saúde com relato de tosse persistente, obstrução nasal e dermatite atópica há dois anos, que pioram com mudança do clima. Relata ainda falta de ar e chiado no peito à noite, semanalmente, que alivia após nebulização com broncodilatador. Segundo a mãe, ele tem tosse e cansaço praticamente todo dia. Refere que a criança já foi internada na UTI duas vezes devido à crise grave de asma. O pai tem asma, a mãe e a irmã rinite alérgica. Ao exame físico, verificou-se estar à criança emagrecida, com discreto aumento da região esternal, obstrução nasal, e presença à ausculta pulmonar de esforço expiratório e discreta sibilância. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

A
A presença de dermatite atópica e história parental de asma neste paciente reforçam o diagnóstico de asma.
B
Segundo a IV Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma, a classificação da gravidade da doença, neste caso, é de asma persistente leve.
C
O tratamento de manutenção (profilaxia) indicado neste caso é a associação de corticoide inalatório com um broncodilatador de curta duração.
D
Não há, neste caso, a indicação de profilaxia com corticoide inalatório, pois trata-se de asma intermitente.
E
A prescrição de um antialérgico por via oral é suficiente para o tratamento deste paciente, uma vez que o quadro é predominantemente alérgico.
Durante uma colisão automobilística, um homem de 56 anos foi violentamente lançado contra o volante de seu caminhão. Na chegada ao pronto-socorro, ele apresentava sudorese e queixava-se de dor torácica. A pressão arterial era 60/40 mmHg, e a frequência respiratória 40 incursões por minuto. Como causa da hipotensão desse paciente, o achado que diferencia tamponamento cardíaco de pneumotórax hipertensivo é como se encontra:
Um homem de 65 anos, tabagista há trinta anos, mais de 20 cigarros por dia, assintomático, vai ao consultório médico para fazer um check-up. De acordo com a faixa etária desse paciente, as doenças que devem ser pesquisadas são:
Os achados laboratoriais típicos da leishmaniose visceral (calazar) são:
Uma paciente de 40 anos, antecedente de uso de anticoncepcional oral, vem ao hospital com dor no hipocôndrio direito (HD). Uma TC de abdome revela um adenoma hepático de 5 cm no lobo D. O tratamento definitivo para essa lesão é:
Compartilhar