Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Lactente masculino de um ano e dois meses de idade foi atendido no pronto-socorro com história de quadro gripal há uma semana. Segundo a mãe, desde a madrugada, a criança está chorando muito e levando as mãos até as orelhas com bastante frequência. À otoscopia: OD (membrana timpânica abaulada e hiperemia) e OE (otorreia). Assinale a alternativa quanto à conduta que deve ser adotada, segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A
Atitude expectante e revisão da criança após 48 horas.
B
Prescrever amoxicilina e revisão da criança após 72 horas.
C
Prescrever antibiótico tópico otológico e descongestionantes sistêmicos.
D
Prescrever cefalexina, solução fisiológica nasal e descongestionantes sistêmicos.
E
Prescrever levofloxacina e rever a criança após 48 horas.
Mulher de 52 anos de idade, obesa, multípara, tem diagnóstico prévio de cálculo biliar. Dá entrada em pronto-socorro com dor abdominal em região epigástrica, náuseas e vômitos. A dosagem de amilase sérica está elevada em quatro vezes o valor normal. No momento da admissão, apresenta os seguintes critérios de Ranson, que apontam para um pior prognóstico, exceto.
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?
Mulher de 45 anos de idade, menopausada, procura seu médico com quebra de ondas de calor, sudorese, calafrios, tontura, insônia, memória inadequada e fadiga. Exame ginecológico normal e dosagens hormonais mostram elevação das gonadotrofinas hipofisárias. Cerca de 25% das mulheres no climatério têm osteoporose significativa. Das alternativas abaixo, qual mostra quais ossos são mais comumente comprometidos?
Escolar de 8 anos, há 3 dias atendido com quadro de dengue retorna ao posto. É diagnosticado dengue hemorrágica/síndrome de choque da dengue, sendo encaminhado para internação hospitalar. Os achados clínico laboratoriais que sugerem esse diagnóstico são:
Compartilhar