Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Lactente masculino de um ano e dois meses de idade foi atendido no pronto-socorro com história de quadro gripal há uma semana. Segundo a mãe, desde a madrugada, a criança está chorando muito e levando as mãos até as orelhas com bastante frequência. À otoscopia: OD (membrana timpânica abaulada e hiperemia) e OE (otorreia). Assinale a alternativa quanto à conduta que deve ser adotada, segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A
Atitude expectante e revisão da criança após 48 horas.
B
Prescrever amoxicilina e revisão da criança após 72 horas.
C
Prescrever antibiótico tópico otológico e descongestionantes sistêmicos.
D
Prescrever cefalexina, solução fisiológica nasal e descongestionantes sistêmicos.
E
Prescrever levofloxacina e rever a criança após 48 horas.
Homem, 22 anos, sofre ferimento por projétil de arma de fogo em região glútea esquerda. Não há dor abdominal nem hematúria e os sinais vitais estão estáveis. Não apresenta orifício de saída. O radiograma simples de abdome mostra o projétil na pelve à direita. Qual o melhor método para investigar eventual lesão do reto neste caso?
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e assinale a alternativa CORRETA: ( ) Em casos de doença cardiovascular materna, a amiodarona poderá ser utilizada. ( ) A vincristina é contraindicada na amamentação, bem como a maioria dos quimioterápicos. ( ) Quando há a necessidade do uso do lítio durante a amamentação, deve-se monitorar níveis plasmáticos de lítio na mãe e no bebê, assim como a função tireóidea. ( ) Carbamazepina e ácido valproico são considerados substâncias seguras para uso durante a lactação. As respostas são, respectivamente:
Paciente de 24 anos, sexo feminino, com diagnóstico de estenose mitral. No momento, apresenta fibrilação atrial (frequência cardíaca média de 90 bpm). Apresenta aumento do ventrículo direito e a pressão na artéria pulmonar é estimada em 40 mmHg no exame físico. Na ausculta dessa paciente, qual dos sinais abaixo NÃO será encontrado?
Lactente, com 10 meses de vida, com história de febre e falta de ar há 2 dias. Internado com hipótese diagnóstica de broncopneumonia com broncoespasmo e desnutrição grave. Em relação à terapia nutricional:
Compartilhar