Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Larissa Aparecida, 18 anos, jogadora de basquete da seleção do colégio São João, refere fraqueza e fadiga com muita frequência. Preocupada com a possibilidade de estar doente, resolveu fazer uma consulta médica. Exame físico sem anormalidades. Exames laboratoriais: Os resultados dos exames de sangue e urina solicitados são relatados abaixo: Sangue: Hb 12.00 g/dL Ht 46% Suor: 25 mmol/L Na+ 141 mEq/L - Cl? 85 mEq/L - K+ 2.1 mEq/L - HCO3 ? 35 mEq/L Urina - Na+ 80 mEq/24 h - K+ 170 mEq/24 h Índice de massa corporal - ­20 kg/m2. Qual o diagnóstico mais provável fundamentado exclusivamente no exame físico e nos exames laboratoriais realizados?

A
Deficiência de aldosterona.
B
Ansiedade reacional a esportes 2eróbicos com hiperventilação.
C
Cetoacidose diabética.
D
Ingestão de anabolizantes esteroides.
E
Uso indevido de diuréticos.
Com relação aos pólipos colorretais, assinale a alternativa incorreta:
Entre as afirmações abaixo: I. A não drenagem do líquido pleural infectado, em casos de pneumonias e empiemas, geralmente não interfere na eficácia de uma antibioticoterapia corretamente indicada. II. É imprescindível a remoção de dispositivo intravascular em casos de bacteriemia por Staphylococcus aureus em pacientes febrís e com hemocultura positiva. III. As complicações respiratórias do sarampo devem sempre ser tratadas com antimicrobianos, sendo recomendada a penicilina em dose única de 1.200.000 unidades. IV. O uso clínico de combinações de agentes antimicrobianos pode ser justificado para prevenir o aparecimento de resistência bacteriana. V. A meningite por Neisseria meningitidis em indivíduos que tiveram estreito contato com um caso, pode ser prevenida com o uso de rifampicina.
Paciente relata que após 18 horas do parto, a filha passou a apresentar icterícia na face e ao exame após 24 horas foi confirmado icterícia em face e tronco. A mãe é primigesta e não apresentou intercorrências durante a gestação. Recém-nascido de parto normal, com idade gestacional = 39 semanas, peso = 3200 g, choro forte, internado no alojamento conjunto com a mãe e recebendo leite materno sob livre demanda. Tipagem sanguínea da mãe O, Rh positivo e teste de Coombs indireto negativo. Recém-nascido sugando bem ao seio materno, sem outras alteraçãoes. Qual o provável diagnóstico e a conduta sequencial mais adequada:
Sobre infecção em cirurgia podemos afirmar que:
Compartilhar