Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Leia as assertativas abaixo e depois assinale a opção correta: I- A Síndrome do Bebê Sacudido acontece nos casos de lactentes que, por apresentarem cólicas abdominais frequentes, levam às cuidadoras a balançá-los de encontro ao corpo, provocando vômitos pós-prandiais; II- Nos casos de abordagem inicial à Violência Sexual, a anamnese é mais importante que o exame físico, que só se impõe quando há suspeita de a criança ter sido vítima de estupro nas ultimas 72h. III- A Negligência, embora seja uma forma de descuido, não chega a configurar uma situação de violência porque não traz maiores danos psicológicos ou físicos às crianças, devendo ser objeto de atenção no caso de persistência. IV- A Violência Emocional é um tipo grave de violência que está presente em todas as formas de violência, mas pode acontecer isoladamente em situações como: desatenção, rejeição, degradação, exploração, indiferença emocional. Dentre as opções abaixo, assinale a correta:

Lesões de bexiga extraperitoneais causadas por traumatismos abdominais fechados de bacia, sem outras lesões abdominais associadas, são idealmente tratadas:
Em um paciente com anafilaxia, qual das drogas abaixo deve ser evitada?
Homem de 75 anos com quadro de icterícia progressiva há 2 meses e perda de peso de 6 kg neste período. Ultrassom abdominal demonstra dilatação moderada das vias biliares intra-hepáticas, hepatomegalia e vesícula biliar não visualizada. TGO 70 Ul/ml, TGP 65 Ul/ml, bilirrubinas totais 26 mg/dl (direta 18 mg/dl, indireta 8 mg/dl), ureia 156 mg/dl, creatinina 2,6 md/dl. Qual exame deve ser solicitado para investigar a causa da icterícia?
Paciente do sexo feminino 47 anos descobre em exame de rotina lesão de 8 x 7 cm ocupando os segmentos VII e VIII do fígado com diagnóstico tomográfico de hemangioma. A paciente é assintomática, porém está insegura, pois tem medo que a lesão malignize ou rompa espontaneamente. A melhor conduta seria:
Compartilhar