Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Endocrinologia

Neonatologia

Leia o caso a seguir. Um lactente de 18 meses apresenta história de obstipação desde o nascimento. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, não anda e não fala. Nasceu a termo com peso de 3000 g e estatura de 49 cm e apresentou icterícia neonatal tardia com duração prolongada. Ao exame, apresenta estatura abaixo do percentil 3 (OMS), língua protusa, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera. Fontanela anterior aberta. Abdome globoso com hérnia inguinal. Diante desse caso clínico, qual o exame complementar obrigatório para confirmação diagnóstica?

A
T4 livre e TSH.
B
Hemograma e proteinograma.
C
Enema opaco e ultrassonografia abdominal.
D
Cariótipo e ultrassonografia transfontanela.
Com relação ao abdome agudo na criança, é VERDADEIRO dizer que:
Um homem de 55 anos apresenta dor torácica súbita, irradiada para membro superior esquerdo, que, após alguns minutos, migra para região abdominal e membro inferior esquerdo. No momento, está em regular estado geral, orientado, com fácies de dor. P: 120 bpm; pressão arterial no membro superior direito: 220 × 110 mmHg. Não tem pulso femoral à esquerda, tendo sinais de isquemia aguda na perna do mesmo lado. Sobre dissecções agudas de aorta, é INCORRETO:
A amilasemia elevada pode ser encontrada em outras doenças, além da pancreatite aguda. Assinale a alternativa CORRETA que contemple essa patologias:
As cardiopatias congênitas podem ser classificadas em acianogênicas e cianogênicas, e subdivididas, de acordo com o fluxo pulmonar em hiper, normo e hipofluxo pulmonar. Qual das alternativas abaixo contém apenas cardiopatias de hipofluxo pulmonar?
Compartilhar