Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Endocrinologia

Neonatologia

Leia o caso a seguir. Um lactente de 18 meses apresenta história de obstipação desde o nascimento. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, não anda e não fala. Nasceu a termo com peso de 3000 g e estatura de 49 cm e apresentou icterícia neonatal tardia com duração prolongada. Ao exame, apresenta estatura abaixo do percentil 3 (OMS), língua protusa, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera. Fontanela anterior aberta. Abdome globoso com hérnia inguinal. Diante desse caso clínico, qual o exame complementar obrigatório para confirmação diagnóstica?

A
T4 livre e TSH.
B
Hemograma e proteinograma.
C
Enema opaco e ultrassonografia abdominal.
D
Cariótipo e ultrassonografia transfontanela.
Paciente chega ao HUGO após queda de moto com dor em perna direita com deformação e limitação funcional do membro afetado. Ao exame físico: fratura exposta maior que 1 cm de extensão, sem dano excessivo das partes moles, sem retalho ou avulsão. A Radiografia confirma a fratura de tíbia e fíbula. Qual o grau da lesão segundo a classificação de Gustilo e Anderson?
Mulher, 18 anos, chega ao PA dizendo estar resfriada há 2 (duas) semanas. Sua principal queixa é de obstrução nasal, rinorreia amarelo-esverdeada e pigarro incômodo que a faz tossir secreção amarelo-esverdeada. Nega febre ou cefaleia. O quadro provável é de:
Assinale a alternativa correta sobre atendimento dos pacientes com complicações por intoxicação aguda pela cocaína:
Em relação à convulsão febril é INCORRETO afirmar:
Compartilhar